qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mourão e Bolsonaro se reencontram em almoço no Senado

Presença de Mourão em almoço com Bolsonaro aponta para prestígio do ex-presidente na Casa Alta e sinaliza união da direita em torno da anistia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) se reencontraram durante almoço no Senado, nesta terça-feira,18. É o primeiro registro oficial de encontro entre os dois, desde outubro de 2022, após a vitória de Mourão para o Senado.

Na fotografia do almoço aparecem os senadores Izalci Lucas (PL-DF), Eduardo Gomes (PL-TO), Dr Hiran (PP-RR), o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), Wellington Fagundes (PL-MT), Marcos Rogério (PL-RO), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Tereza Cristina (PP-MS). O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, participou do início da reunião e depois se ausentou. Outro nome que integrou o governo bolsonarista e se reencontrou com Bolsonaro durante o almoço desta terça-feira foi o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (União-PR).

O encontro de Bolsonaro com a oposição ocorre em meio à expectativa de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente. A pauta principal do almoço foi a anistia aos presos do 8 de janeiro. A oposição no Congresso Nacional considera incluir Bolsonaro entre os beneficiados pela proposta de anistia.

A oposição também discute estratégias para enfraquecer o governo Lula. Uma das principais medidas do ex-presidente será o aumento de suas viagens ao Nordeste para conquistar um eleitorado que, tradicionalmente, apoia o PT.

Mesmo inelegível, Bolsonaro deve ser um cabo eleitoral decisivo no páreo para 2026, ajudando a ampliar a diferença entre os candidatos da oposição e os apoiadores do governo.

Lei da Ficha Limpa

Outro tema abordado por Bolsonaro com os senadores foi a alteração na Lei da Ficha Limpa, visando diminuir o tempo de inelegibilidade de políticos condenados. Um projeto em andamento na Câmara dos Deputados propõe reduzir de 8 para 2 anos o período em que um político fica inelegível, o que poderia favorecer o ex-presidente nas próximas eleições.

Fonte: (O antagonista).

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con