qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Movelsul Brasil tem início em Bento Gonçalves nesta segunda (17/2)

Evento é a maior feira da indústria moveleira da América Latina
Polo destacou que o governo do Estado está ao lado do setor moveleiro - Foto: Alexandre Farina / Ascom Sedec

Teve início nesta segunda-feira (17/2), em Bento Gonçalves, a Movelsul Brasil, maior feira da indústria moveleira da América Latina. O evento está em sua 24ª edição e tem como objetivo desenvolver o setor de móveis e gerar negócios com compradores do Brasil e do exterior. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, representou o governador Eduardo Leite na cerimônia de abertura.

Promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a feira terá 247 expositores e a expectativa é receber mais de 30 mil visitantes de mais de 30 países. Participam da Movelsul indústrias moveleiras com atuação no mercado interno e empresas com atuação em exportações – especialmente nos segmentos de móveis seriados, estofados e colchões. O evento também tem em sua programação mostras de design, palestras e ações de negócios nacionais e internacionais.

Em seu discurso na abertura da feira, Polo destacou que o governo do Estado está ao lado do setor moveleiro. “Esta é uma indústria muito importante para a economia do RS. Estamos entre os maiores produtores de móveis no Brasil e vamos trabalhar juntos para desenvolver o setor e encontrar soluções conjuntas para avançar ainda mais não só no mercado nacional, mas também no internacional”, disse.

Indústria moveleira gaúcha

Setor tradicional no Estado, a movelaria gaúcha é composta de mais de 2400 empresas, que geram quase 35 mil postos de trabalho. A indústria apresentou números positivos após o cenário desafiador causado pelos eventos climáticos. Em 2024, faturou  R$ 13,65 bilhões,  representando 15,2% do faturamento brasileiro e sendo o segundo maior fabricante do país.

As exportações em 2024 crescendo 7,8%, somando US$ 261.1 milhões de dólares. Os cinco principais importadores são Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru e México.

Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con