qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

OBITUÁRIO A fronteira perde a professora Luíza Lay, um ícone da educação pública gaúcha

Morreu na madrugada deste sábado, 15 de fevereiro, em Porto Alegre, a professora santanense Luíza Dias Lay. A educadora exerceu a profissão do magistério durante grande parte de sua vida, atuando principalmente na área da gestão da educação. Em Sant’Ana do Livramento, sua terra natal, ocupou durante vários anos o cargo de Delegada de Ensino titular da 19ª Delegacia Regional de Ensino – órgão que mais tarde transformou-se na atual 19ª Coordenadoria Regional de Educação, com abrangência em outras cidades da região, como Quaraí e Rosário do Sul.
Luíza Dias Lay estava com 94 anos de idade e há alguns anos havia transferido residência, definitivamente, para a Capital do Estado, onde moram também seus familiares, principalmente os filhos e netos. A Professora deixa um legado de respeito, competência e amizade. Nas redes sociais, muitas manifestações de ex-colegas e ex-alunos registraram o grande carinho que ela recebia. O radialista e pesquisador Antonio Carlos Valente, que registrou a honra de ter privado de sua amizade, informou que os funerais estão sendo realizados em Porto Alegre, onde seu corpo será cremado. O Grupo A PLATEIA registra também suas condolências aos familiares e amigos.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con