ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Atleta do karatê se destaca em campeonatos nacionais e almeja novos desafios

Maria Luiza Calvo Benites, de 18 anos, começou a praticar karatê ainda criança e hoje é um exemplo de dedicação e superação no esporte.

A jovem Maria Luiza Calvo Benites, 18 anos, iniciou sua jornada no Karatê aos 10 anos na Academia Seishinkan. Apesar de um breve afastamento das atividades aos 11 anos, a jovem retornou ao esporte com muito mais determinação e foco, conquistando seu espaço em diversos campeonatos de relevância. “O karatê me ajudou a lidar com questões pessoais como a vergonha e a ansiedade, além de me ensinar valores importantes como disciplina e respeito”, revela Maria Luiza, com entusiasmo sobre sua trajetória.

Nos últimos anos, ela tem se destacado em torneios regionais e estaduais e, em junho de 2024, representou a seleção gaúcha no Campeonato Brasileiro realizado em Brasília. “Cada competição me traz novos aprendizados e me motiva a seguir buscando o meu melhor”, conta a atleta.

Além de sua paixão pelas competições, Maria Luiza tem se dedicado ao ensino do karatê. Ela colabora com seu sensei, Miguel Angelo Santos, nas aulas e, para aprimorar seus conhecimentos, iniciou a faculdade de Educação Física. “O sensei Miguel foi uma grande inspiração para mim e sou muito grata a ele por todo apoio ao longo dessa jornada”, afirma.

Com planos de seguir carreira no karatê e ajudar outras pessoas a se desenvolverem no esporte, Maria Luiza continua a se dedicar a cada treino, com um olhar firme no futuro. Seu objetivo agora é melhorar ainda mais suas habilidades, aproveitando tanto o aprendizado técnico quanto a experiência acadêmica.

“Hoje, o karatê faz parte da minha vida, e a cada dia que passa, mais me apaixono por esse esporte”, conclui Maria Luiza, que já inspira outros jovens com sua história de determinação e superação.

 

Serasa avalia sentimento do trabalhador brasileiro às vésperas do 1º de Maio

• Pesquisa especial capta percepção sobre mercado de trabalho e futuro profissional. • 63% dos trabalhadores se dizem satisfeitos com a posição que ocupam hoje. • Salário melhor (32%) e qualidade de vida (27%) são principais motivadores para quem busca nova oportunidade no mercado. • 21% sentem falta de oportunidade para crescer no trabalho. • 59% dos entrevistados se sentem