Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

sex, 12 de dezembro de 2025

Vereador denuncia uso de caminhão da Prefeitura para transporte de ovelhas de fazendeiros particulares

Sargento Doze denuncia possível uso indevido de veículo municipal para beneficiar propriedades privadas e exige investigação

Sargento Doze (Foto: Yuri Cardoso/AP)
O texto abaixo está em

O vereador Sargento Doze (Podemos) levantou suspeitas sobre uma possível utilização irregular de recursos públicos por parte da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. Em entrevista ao Jornal A Plateia, nesta segunda-feira (27), ele afirmou que as Secretarias Municipais de Trânsito e Agricultura estariam disponibilizando caminhão boiadeiro, motorista e veterinário para transportar ovelhas de propriedades particulares até um frigorífico particular para abate.

“A gente precisa apurar essa situação. Eu acho ela bastante estranha”, declarou o vereador, pedindo que a denúncia seja investigada com rigor.

A Reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito, que confirmou que a denúncia foi oficializada e que uma resposta está sendo elaborada para ser enviada ao órgão fiscalizador competente.

O documento que gerou a polêmica, assinado pelo secretário de Agricultura, Edu Gutebier, foi destinado ao secretário de Trânsito, Marcio Goulart, solicitando apoio logístico para transportar ovinos de propriedades rurais até a planta de abate do Frigorífico Estância, localizado na região do Sarandi, a aproximadamente 25 km da sede do município. O memorando ainda indica que a ação seria acompanhada por profissionais especializados, como o médico veterinário Juliano do Monte e a zootecnista Laíse Har.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento justificou no memorando que a operação visava estruturar um roteiro com os locais onde os animais deveriam ser carregados. Contudo, não esclareceu os critérios que definiram a ação ou se há respaldo legal para o uso dos recursos municipais em benefício de propriedades privadas.

NO AR
Rádio RCC