seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Alex Har conta a sua trajetória na música

O Jovem de 30 anos, contou que já canta há quase 18 anos
Ana Pereira

Na terça-feira (21) o Jornal A Plateia entrevistou o jovem músico, Alex Har. Um jovem apaixonado pela música nativista, contou que ainda menino, com mais ou menos 13 anos, começou a desenvolver uma paixão pela área musical, e que a vivência em festivais, começou em meados de 2007, representando a nossa cidade e a música nativista, que segundo ele é um orgulho imenso vivenciar o que a música proporciona.

Alex Har, além de músico, violonista, é também compositor. Com dezenas de melodias compostas, muitas delas foram gravadas por grandes nomes do nosso Estado, como Joca Martins, Jari Terres e Raineri Sphor.

E para ficar ainda mais completo o trabalho desse grande músico, o mesmo participou de inúmeros festivais de músicas nativistas, como: Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, Coxilha Nativista de Cruz Alta e Ponche Verde da Canção Gaúcha de Dom Pedrito, sempre com músicas inéditas ao participar dos festivais, e muitas das vezes levando o prêmio pra casa.

Em 2023, Alex lançou um projeto chamado “canta Santana”, sendo um festival de intérpretes infanto-juvenil, realizado duas vezes naquele ano, primeiramente na campereada internacional e na semana farroupilha, ambas as vezes foi realizado na Chácara da Prefeitura.

Em 2024, com o intuito de reerguer a música nativista em nossa cidade, criou, em parceria com a Secretaria de Cultura, com a Prefeitura, com o Sesc e também com o Banrisul, o Festival Marco de Pampa, onde em sua primeira edição foi realizado no CTG Fronteira Aberta. No Festival foram 369 músicas inscritas, 10 foram selecionadas e apresentadas no dia 21 de dezembro de 2024, sendo escolhidas as melhores, através da bancada dos jurados.

Hoje, além de todo o envolvimento com a música, como narrado acima, ele também canta no Trem do Pampa aos finais de semana, desde julho de 2024, juntamente dos Irmãos Ribeiros, levando alegria e mostrando a cultura gaúcha cruzando os belos campos e os vinhedos que temos em Sant’Ana do Livramento.

Com um CD gravado apenas de músicas inéditas e de própria composição, ele comercializa junto a um comercio da família, que fica localizado na rua 24 de maio, além de também estar em todas as plataformas digitais, como Youtube e Spotify, “Água santa”, “Argumento” e “Cinamomo” são algumas das músicas que você ouvir nas plataformas de músicas.

Para quem tiver interesse em contratar o show de Alex Har, entre em contato pelas redes sociais: Instagram @Contatoalexhar ou pelo WhatsApp (55) 996852920

E se você quer assistir a entrevista completa, acesse o facebook do Jornal A Plateia e confira como foi a prosa com bastante música boa.

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem