qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Após 12 anos, DAE retoma obras do PAC || para saneamento no Prado

O investimento trará melhorias no abastecimento e na rede de esgoto, beneficiando milhares de moradores
FOTO:MARIA HELENA/AP

Na manhã da quinta-feira, dia (16), a equipe de reportagem do Jornal A Plateia esteve acompanhando a retomada das obras do PAC II na companhia do Diretor de Planejamento e Estatística, do DAE, Bruno Machado, que relatou que o objetivo principal desta obra seria a construção de uma Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a ampliação das redes de esgoto.

Juntamente com os serviços do Programa de Aceleramento, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) terá a responsabilidade pela extensão de mais 6 km de rede de esgoto.

Neste projeto está inclusa a montagem da estação de tratamento de esgoto (ETE), as bases de concreto e as instalações dos tanques. Ao total serão seis locais contemplados com este projeto na região da Bacia Prado, atendendo o Bairro Prado, Queirolo, Nova Livramento, Parque das Águas, Vila Cruzeiro e Santa Rosa. 

Segundo o Diretor, serão aproximadamente 20.000 mil pessoas beneficiadas e o valor do empreendimento chega a 10 milhões de reais, com o prazo para entrega em até 10 meses. 

“Estes locais terão equipes 24 horas de prontidão, realizando os ajustes necessários, assim como operadores, técnicos e Engenheiros Químicos, todo esse processo é realizado diariamente, com testes sobre a qualidade da água. Esperamos chegar em 2028 com a ETE do Bairro Prado concluída e do Bairro Armour também”, afirma o Diretor.

“Após 12 anos com esta obra parada, nós temos o orgulho de realizá-la com recursos do DAE, funcionários aptos, tubulações e materiais novos, assim como as máquinas e equipamentos recém-conquistados”, relata Luis Fernando, responsável pelo Setor da rede de Esgotos do DAE. 

O funcionário Wagner Maia, que está trabalhando também neste projeto, comenta sobre os desafios em meio ao trabalho: “Primeiramente estamos realizando a rede e a tubulação coletora, esperando a estação do ETE. Mas enfrentamos desafios, pois o  terreno aqui nesta localidade tem uma primeira camada de argila, e a segunda camada, mais arenosa, o que faz ter cuidado redobrado, por isso estamos respeitando a profundidade entre 1.30 cm e 1.50 cm, mas, por enquanto, esse terreno nos favorece para trabalhar. Quando trabalhamos pela manhã, no início da tarde já ligamos a rede novamente, para que a comunidade ou a residência não fique sem abastecimento de água.

O Departamento de Água e Esgotos dá um passo importante em 2025 trazendo uma novidade para apoiar este projeto. Foi realizado um  contrato com uma Assistente Social para fazer o acompanhamento pessoal em cada família, realizando essa assistência e explicando detalhadamente para a comunidade qual o grande objetivo deste serviço.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con