ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Plástica do cérebro

A fonoaudióloga Ingrede Pessoa da Reabilita fala sobre Neurobiomodulação.

Envelhecer faz parte e é divino, mas estar com a mente e o corpo bem é o que desejamos.

A Clínica Reabilita traz um tratamento inovador que se chama Neurobiomodulação. E se ainda não sabe, mas ficou curioso, continue essa leitura.

O que é Neurobiomodulação?

Pode ser definida como o desenvolvimento gerado por meio da atividade dos nervos por meio de estímulos relacionados a áreas neurológicas específicas do organismo. Em outras palavras, é como se estivéssemos dando um “empurrãozinho” para a atividade dos nervos funcionarem adequadamente. “Plástica” neural.

E para que serve?

O desempenho adequado do cérebro se dá pela ação dos nervos e do funcionamento correto das vias neurais. As vias neurais são como caminhos que levam informações de um conjunto de neurônios a outro conjunto de neurônios.

Nos casos de doenças degenerativas acontece uma pausa no avanço da doença. Em suma, é possível alterar o funcionamento dos neurônios e melhorar o tráfego nas vias neuronais por meio de estímulos localizados. Estes estímulos podem ser pulsos magnéticos, correntes elétricas ou até mesmo estímulos químicos.

Reabilitando o cérebro 

Acontece que o tratamento é feito por meio da aplicação de eletrodos diretamente no couro cabeludo, que emitem correntes elétricas contínuas. A técnica frequentemente é usada no tratamento da depressão, dores crônicas, zumbido no ouvido (tinnitus), esquizofrenia e na reabilitação neurológica em casos de prejuízos na fala, na função motora e nas funções cognitivas após um acidente vascular cerebral (AVC).

Se você quer melhorar as atividades neurais, converse com a fonoaudióloga Ingrede Pessoa (CRFa 7- 9696-3) Especialista em Otoneurologia. 

 

Texto escrito por Ingrede Pessoa

Contato: 55 98441-5186 ou 55 3041-1788

Rua Brigadeiro Canabarro, n.º 727.
@reabilita.aparelhosauditivos

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.