seg, 22 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

INSS volta a exigir prova de vida em 2025

Atualmente, INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos
arquivo/AP

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida no ano de 2025, para a manutenção do pagamento de benefícios deste ano.

O MPS (Ministério da Previdência Social) retorna a obrigatoriedade do serviço após expirar a portaria que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário até o dia 31 de dezembro de 2024.

A prova de vida é realizada anualmente pelo INSS, para comprovar que o beneficiário está vivo, através de uma consulta de dados cruzados de outros órgãos públicos federais.

Novas regras para 2025;

  • O prazo será estendido: o beneficiário terá até 10 meses após a data do último aniversário para realizar a prova de vida registrada em bases de dados públicos.
  • Notificação Antecipada: O INSS irá notificar os beneficiários que não tiverem dados atualizados na base de dados.
  • Automatização Prioritária: o INSS irá priorizar dados atualizados como carteira de vacinação e uso de serviços públicos.

A prova de vida poderá ser realizada de forma presencial em instituições bancárias ou no site Oficial do GOV.BR, além disso, o beneficiário poderá acessar o aplicativo MEU INSS ou realizar contato com a Central de Atendimento telefônico 135 para fazer a consulta da data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

Projeto sobre Comunicação no Agro vai percorrer o Rio Grande do Sul

Nos próximos dias, um projeto sobre Comunicação no Agro estará percorrendo diversas regiões do Rio Grande do Sul com o objetivo de aproximar o produtor rural das decisões políticas que impactam o agronegócio. Idealizado pela jornalista e especialista em agronegócio, Gilkiane Cargnelutti, a iniciativa promove palestras e encontros que mostram de forma simples e direta como a política interfere na