qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

ENVELHECER É BOM

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Recentemente publiquei um artigo que tratava das agruras a partir da chegada da velhice. O título era “É duro envelhecer”. Sem modéstia, posso dizer que o texto teve boa repercussão.
Diversos leitores enviaram mensagens, concordando com o teor da crônica, onde relacionei inúmeras situação em que nós, postados no alto da modernamente chamada “terceira idade”, sofremos com discriminações, dores e dissabores mundo afora. Alguns leitores, inclusive, acrescentam episódios de suas rotinas com este viés.
Apesar da concordância da maioria, alguns consideram o texto um tanto amargo, pessimista até. Neste aspecto, costumo usar uma frase que resume o cotidiano: “O pessimista é um otimista bem informado”. Mas hoje acordei de bem com a vida e resolvi citar alguns aspectos positivos de ter 64 anos, como é o meu caso.
A principal vantagem dos velhos é raramente ser surpreendido negativamente em qualquer situação. Como já vivemos muito, sabemos como as coisas/episódios terminam. É uma verdadeira tentação não cortar o entusiasmo dos mais jovens quando começam em um novo emprego, iniciam um relacionamento amoroso ou projetam sucesso em algum empreendimento.
Nesta quadra da vida também aprendemos a dosar nossa energia. Por dois motivos básicos: primeiro porque já vivenciamos quase tudo e sabemos exatamente onde empregar nossas forças. Em segundo lugar, porque energia não é exatamente uma matéria-prima abundante para nós, jovens há mais tempo, sábios e modestos.
Ser “cascudo” permite detectar afetos que necessitam acolhimento. Com isso, podemos ajudar pessoas que precisam de ombro amigo e ouvidos para conhecer a cantilena de queixas e lamentos tão comuns neste mundão de Deus. É um comportamento que exige apenas paciência, com resultados humanos edificantes.
O avanço da idade permite ainda reconhecer companheiros de jornada que se mantiveram firmes ao longo de toda esta jornada. Muitas vezes são amigos com os quais temos raros encontros, mas que sabemos serem “cúmplices do bem”, compartilhando princípios, valores e qualidades humanas preciosas.
Diante do exposto até aqui, espero ter contentado os leitores que pediam algum alento na velhice. Como dá para notar, tudo é uma questão de ponto de vista.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.