seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Policial Federal aposentado tenta matar esposa no Jardim Atenas

Durante operação, armas e munições foram apreendidas 

Na madrugada deste sábado (11), um grave caso de violência chamou a atenção dos moradores do bairro Jardim Atenas, em Sant’Ana do Livramento. Um policial federal aposentado supostamente teria tentado matar sua esposa, uma advogada, em um episódio que mobilizou diversas viaturas da Brigada Militar.

De acordo com informações apuradas extraoficialmente pelo Jornal A Plateia, o homem invadiu a residência de uma amiga de sua companheira utilizando um carro. Após o impacto, ele teria tentado atacar a esposa, desencadeando um cenário de grande tensão.

Durante a operação policial, teriam sido apreendidos dois rifles calibre .22 com silenciador, um revólver calibre .38 municiado e um carregador de pistola Glock 9mm.

O autor foi contido pela Brigada Militar e encaminhado ao Pronto Atendimento Médico da Santa Casa de Misericórdia, onde permanece internado na ala psiquiátrica do hospital, recebendo atendimento especializado.

O caso está sendo investigado pelas autoridades locais e pode ser considerado uma tentativa de feminicídio, crime tipificado no Brasil como homicídio cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, envolvendo violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher. Segundo informações, a vítima já ingressou com o pedido de medida protetiva contra o agressor, no caso, seu marido.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.