ter, 21 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Brilho no céu intriga moradores do sul do Brasil e Uruguai

A noite de segunda-feira foi marcada por um espetáculo luminoso que cruzou o céu do sul do Brasil e do Uruguai, deixando muitos moradores intrigados. Por volta das 21h, um objeto brilhante moveu-se na direção noroeste-sudoeste, chamando a atenção de quem observava o firmamento.

De acordo com o Dr. Carlos Fernando Jung, do Observatório Hellerjung, localizado na cidade de Taquara (RS), o fenômeno se deu pelo lançamento dos satélites Starlink G6-71. “O que as pessoas viram foi, na verdade, um grupo de satélites ainda muito próximos, o que a olho nu dava a impressão de ser um único objeto luminoso”, explica o especialista.

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, realizou o lançamento da 220ª remessa de 24 satélites de internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou da Flórida, nos Estados Unidos, e colocou os satélites em órbita terrestre.

“É comum que após lançamentos como esse, os satélites sejam vistos cruzando o céu por alguns dias, enquanto se dispersam para suas posições finais”, comenta Jung. O astrônomo ressalta a importância de eventos como este para popularizar a astronomia e despertar o interesse da população pela ciência.

O Observatório Hellerjung

O Observatório Hellerjung é uma referência em astronomia no sul do Brasil. Fundado em 2004, o observatório realiza pesquisas, oferece cursos e atividades de divulgação científica, além de ser um ponto de encontro para astrônomos amadores e profissionais.

Observatório Hellerjung
https://hellerjung.com/

Marcelo Pinto
DRT: 0021254/RS

Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025

⦁ Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o Estado, ano de fabricação e valor do veículo. ⦁ Guia esclarece as principais dúvidas, como calendário de vencimento, percentuais de descontos e qual a melhor forma de efetuar o pagamento. ⦁ Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas. ⦁ Em parceria