qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Brilho no céu intriga moradores do sul do Brasil e Uruguai

A noite de segunda-feira foi marcada por um espetáculo luminoso que cruzou o céu do sul do Brasil e do Uruguai, deixando muitos moradores intrigados. Por volta das 21h, um objeto brilhante moveu-se na direção noroeste-sudoeste, chamando a atenção de quem observava o firmamento.

De acordo com o Dr. Carlos Fernando Jung, do Observatório Hellerjung, localizado na cidade de Taquara (RS), o fenômeno se deu pelo lançamento dos satélites Starlink G6-71. “O que as pessoas viram foi, na verdade, um grupo de satélites ainda muito próximos, o que a olho nu dava a impressão de ser um único objeto luminoso”, explica o especialista.

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, realizou o lançamento da 220ª remessa de 24 satélites de internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou da Flórida, nos Estados Unidos, e colocou os satélites em órbita terrestre.

“É comum que após lançamentos como esse, os satélites sejam vistos cruzando o céu por alguns dias, enquanto se dispersam para suas posições finais”, comenta Jung. O astrônomo ressalta a importância de eventos como este para popularizar a astronomia e despertar o interesse da população pela ciência.

O Observatório Hellerjung

O Observatório Hellerjung é uma referência em astronomia no sul do Brasil. Fundado em 2004, o observatório realiza pesquisas, oferece cursos e atividades de divulgação científica, além de ser um ponto de encontro para astrônomos amadores e profissionais.

Observatório Hellerjung
https://hellerjung.com/

Marcelo Pinto
DRT: 0021254/RS

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa