ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Os Impactos dos Fogos de Artifício nas Festas de Fim de Ano

Clinicão alerta sobre o sofrimento dos animais e a necessidade de conscientização

Atirar bombas e fogos de artifício nas festas de fim de ano é uma prática que, além de representar riscos à segurança das pessoas, também têm um impacto extremamente negativo sobre os animais. Embora muitas pessoas não percebam, os fogos de artifício causam grande sofrimento a cães, gatos e até animais selvagens, que reagem de forma intensa ao barulho dos estouros.

Os animais, especialmente os cães, possuem audição muito mais apurada que a dos seres humanos. Eles são capazes de ouvir frequências sonoras muito mais altas, o que torna os estrondos dos fogos de artifício extremamente dolorosos e assustadores para eles. O som intenso e inesperado causa pânico, levando muitos animais a se esconderem, a se afastarem de suas casas ou até a tentar escapar por portas e janelas. Isso pode resultar em acidentes fatais ou em ferimentos graves.

Além disso, o estresse gerado pelos fogos de artifício pode desencadear uma série de problemas de saúde em animais, como taquicardia, hipertensão, tremores, e até problemas respiratórios. Muitos animais ficam tão traumatizados que, após os fogos, desenvolvem comportamentos ansiosos, como latidos excessivos, dificuldade para dormir e perda de apetite. 

Mas não são apenas os pets domésticos que sofrem. Animais selvagens também são profundamente afetados pelos fogos de artifício. Eles podem se assustar com os sons e se deslocar de suas áreas naturais em busca de segurança, o que altera seu comportamento e os expõe a novos perigos. Esse pânico pode prejudicar sua alimentação, reprodução e até mesmo a sobrevivência.

Diante desses impactos, é importante repensar o uso de fogos de artifício como forma de celebração. Você pode optar por comemorar de maneira mais tranquila e responsável com os fogos silenciosos que além de serem um espetáculo, não causam sofrimento aos animais.

Celebrar de forma consciente é uma forma de demonstrar respeito e empatia, não apenas com os animais, mas também com as crianças, idosos e autistas. Ao evitar o uso de fogos de artifício, você estará contribuindo diretamente para um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Endereço: Rivadávia Corrêa, n° 1093.

Telefone: (55) 3242-3573

WhatsApp (55) 99961-2534

Facebook: Veterinária Clinicão

Instagram: @cpclinicao

Acidente com motocicleta deixa homem ferido

Na noite desta segunda-feira(20), nas proximidades do Bairro Armour, um motociclista, que vinha na direção bairro-centro, acabou caindo sobre a via. Fato ocorreu na avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes, em Sant’Ana do Livramento. Segundo a Brigada Militar, a correia da motocicleta soltou-se, vindo a travar as rodas do veículo. O homem, que vinha fazendo a curva, teve seu trajeto

Parque José Batlle y Ordóñez: el nuevo espacio público consolida la transformación urbana y el desarrollo sustentable en Rivera

Se llevó a cabo en Rivera la inauguración del Parque Lineal “José Batlle y Ordóñez”, un nuevo espacio público que se suma al proceso de transformación urbana que vive el departamento. La obra, impulsada por la Intendencia de Rivera con el apoyo de la Oficina de Planeamiento y Presupuesto (OPP), significó una inversión de un millón de dólares, en el

Senador Hamilton Mourão em publicação no Instagram

“Recebi hoje, em meu gabinete no @senadofederal, uma delegação do @natoparliamentaryassembly, para uma reunião estratégica sobre temas relevantes e de interesse do Brasil e dos países que integram a @NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Na oportunidade, apresentei a conjuntura nacional e regional, destacando aspectos da geopolítica mundial, aspectos da segurança global, aspectos da segurança regional e ligados à