qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lixo fora do lugar: um desafio proveniente de nossas comemorações

Datas festivas como Natal e Ano novo, somadas com jornada reduzida de coleta de lixo, se tornam um desafio para a limpeza da cidade
Foto: Aline Duarte

O período de festas no final de ano, para muitos, é sinal de alegria, renovação e confraternização, entretanto, o período também traz um desafio ambiental: o aumento significativo de lixos jogados fora das lixeiras.

Durante as comemorações, a quantidade de resíduos gerados aumenta consideravelmente. Embalagens de presentes, restos de comida, garrafas e outros materiais são descartados de forma inadequada, poluindo ruas, praças e espaços públicos.

Essa prática não apenas prejudica a estética da cidade, mas também causa danos à saúde, e ao meio ambiente. Os resíduos descartados incorretamente podem: contaminar rios e lençóis freáticos; atrair pragas e animais peçonhentos; contribuir para a produção de gases de efeito estufa; deteriorar a qualidade do solo. O lixo descartado indevidamente pode ser um criadouro de insetos e ratos, que podem transmitir doenças como dengue, leptospirose, entre outras.

A ANSUS LTDA, concessionária de serviços de limpeza em Sant’Ana do Livramento, comunica que, em virtude das celebrações de Ano Novo, a coleta de resíduos sofrerá ajustes temporários. No dia 31 de dezembro, operará com horário reduzido, encerrando atividades às 23h. Já no dia 1 de janeiro, a coleta será suspensa, retomando normalmente a partir do dia 2 de janeiro. A população é instada a evitar o descarte inadequado de lixos neste período, prevenindo impactos ambientais negativos.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con