sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

OS NOVOS VELHOS GOLPES

Gilberto Jasper
_*Jornalista/[email protected]*
Cativante, manipulador e agressivo. Assim foi descrito mais um golpista considerado “líder espiritual” que criou uma comunidade na região metropolitana de Porto Alegre. O assunto virou manchete na semana passada.
Segundo as primeiras conclusões da polícia, o vigarista é responsável pelo desvio de R$ 20 milhões, obtido graças à crença de inúmeras pessoas de que ele, realmente, tinha poderes sobrenaturais capazes de fazer os incautos encontrar a paz.
Vez por outra surgem histórias com estas mesmas características. Numa época de comunicação plena, confesso certa dificuldade em acreditar que tantas pessoas – com razoável poder aquisitivo e formação – acreditem em charlatões cujo comportamento remonta há décadas. O golpe é tão antigo quanto o já histórico “conto do bilhete” ou, o mais atual, conhecido como o “golpe do nudes”.
Analisando sob vários aspectos, cheguei à conclusão de que é grande o contingente de pessoas que buscam algum apoio do tipo “salvador” para resolver seus problemas principalmente emocionais. Tenho amigos e amigas que dedicam finais de semana à convivência com “magos e bruxas” – isso mesmo! Esses amigos desembolsam altos valores e por alguns dias alimentam a ilusão de que, sim, encontraram o bálsamo para os  males espirituais.
Costumo reagir com discrição e sem comentários aos relatos entusiasmados, quase sempre feitos nos primeiros dias “pós-milagre”. Adoto esta postura em nome da amizade, muitas vezes de longa data, e para não ferir ilusões que, para mim, parecem óbvias. No fundo, sinto pena, e aqui não se trata de alguém amargurado ou de ser um cético incurável.
Passadas algumas semanas, estes meus amigos cessam os comentários sobre a experiência espiritual que custou muito dinheiro e tempo. Mas esta postura muda alguns dias depois, quando descobrem novas práticas, gurus e modalidades para salvar as pessoas.
Muitos leitores dirão, com razão, que há séculos há cristãos que jamais viram Jesus Cristo “ao vivo” ou conversaram com Deus. Como sempre dizia meu pai, o equilíbrio nunca está nos extremos, mas sempre no meio termo. Por isso, para muita gente, acreditar é o combustível de sua existência, mas é preciso ser minimamente racional. Para evitar frustrações, depressão e prejuízos.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e