sex, 24 de outubro de 2025

Canadá e Japão querem ampliar as relações comerciais com o RS

Representantes consulares dos dois países têm interesse em aumentar as parcerias e investimentos no Estado
Cônsul–geral do Canadá, Caroline Charette e o representante do consulado na Região Sul 51, Paulo Orlandi em reunião na Sedec - Foto: Alexandre Farina / Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), recebeu a visita de representantes consulares do Canadá e do Japão nesta terça-feira (10/12) para tratar das relações comerciais dos países com o Rio Grande do Sul.

Cônsul do Japão em Porto Alegre, Shimizu Kazuyoshi, e o secretário Ernani Polo – Foto: Eliézer Falcão / Ascom Sedec

A cônsul–geral do Canadá, Caroline Charette, e o trade commissioner, representante do consulado na Região Sul 51, Paulo Barnewitz Orlandi, falaram com secretário Ernani Polo sobre o estreitamento das relações comerciais e das oportunidades no RS para investidores canadenses. O presidente da Investi RS, Rafael Prikladnicki, e o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Evaldo da Silva  Junior, também participaram do encontro.

Na segunda agenda com consulados, Polo recebeu o cônsul do Japão em Porto Alegre, Shimizu Kazuyoshi. Na pauta do encontro, a parceria comercial entre Japão e RS e a recente missão do governo do RS à Ásia, que contou com reuniões com investidores, empresários e representantes governamentais japoneses. Também foi tratada a parceria do RS com a sua província-irmã Shiga, cuja relação faz 45 anos em 2025. Uma comitiva do local é esperada no Estado para tratar dos eventos de comemoração. Além do diretor do DPCI, Evaldo da Silva Junior, participou a coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas, Astrid Schünemann.

Polo declarou que essas ocasiões reafirmam o interesse dos países em fazerem negócios com o RS. “Estamos reforçando nossa reputação de local atrativo para investidores, seja através do nosso DPCI, seja com a criação da agência de atração de investimentos, a Invest RS. Além disso, trabalhamos constantemente na promoção dos produtos gaúchos, que vem ganhando cada vez mais o mercado internacional. Os players estrangeiros reconhecem isso e querem manter relações com nosso Estado”, disse.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios

Por deputado Zucco: Nota Oficial do Líder da Oposição – Dep. Luciano Zucco (PL-RS)

  “Defender traficante é o fim de tudo.” A fala do presidente Lula, ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários”, é mais um retrato de um governo completamente desconectado da realidade e que insiste em inverter os valores morais e jurídicos da sociedade brasileira. Defender traficante é o fim de tudo. Enquanto o país enfrenta uma escalada de violência,