seg, 20 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Notícias do dia por Germano Rigotto

Foto: Cedida

Resumo de segunda-feira – 09/12/2024

Edição de Chico Bruno

Manchetes dos jornais

Valor Econômico – Rebeldes tomam Damasco; Assad foge para Moscou

O ESTADO DE S.PAULO – Ofensiva-relâmpago rebelde derruba regime na Síria e ditador foge para a Rússia

O GLOBO – Rebeldes derrubam regime na Síria e ditador foge do país

FOLHA DE S.PAULO – Rebeldes depõem Assad na Síria e mergulham região em mais incerteza

CORREIO BRAZILIENSE – DF corre risco de colapso com redução de verba do fundo

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia

Ação fulminante – Rebeldes na Síria encerraram neste domingo (8) o período de 24 anos do ditador Bashar al-Assad no poder ao anunciarem a conquista de Damasco após um surpreendente avanço por todo o território nos últimos dias. Recentemente, eles ocuparam Aleppo, no norte, Hama e Homs, no centro; Deir al-Zor, no leste; e Quneitra, Daraa e Suweida, no sul, com o regime demonstrando pouca ou nenhuma resistência às suas forças. Ao adentrarem as ruas de Damasco, não havia sinal do Exército sírio, disseram os insurgentes. Assad tampouco estava lá, e a confirmação de sua queda se deu quando a Rússia, aliada de longa data do regime, confirmou que ele havia fugido e renunciado ao comando do país. Depois, a imprensa russa noticiou que ele e sua família receberam asilo político do Kremlin e estavam em Moscou. Em troca, líderes da oposição sírios teriam concordado em garantir a segurança de bases militares da Rússia na Síria, assim como suas instalações diplomáticas. A informação não foi confirmada pelo governo de Vladimir Putin. Os insurgentes anunciaram sua entrada em Damasco na noite do sábado (7), já madrugada de domingo no horário local. Relatos dão conta de que a tomada foi recebida com euforia pelos residentes da capital, com milhares de pessoas em carros e a pé se reunindo em uma praça central para agitar bandeiras e cantar pela liberdade após mais de meio século de domínio da família Assad —antes de Bashar, seu pai, Hafez, comandou o país.

Fundo candango – Se a nova regra de cálculo da correção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) for aprovada pelo Congresso, o DF vai quebrar. É a previsão de especialistas ouvidos pelo Correio após análise de um estudo da Secretaria de Economia, que mostra a diferença de crescimento dos recursos do fundo considerando a regra atual e a possível alteração. O levantamento mostra que as perdas somariam mais de R$ 100 bilhões se o FCDF, desde a sua criação em 2002, tivesse sido reajustado ano a ano com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como propõe o governo federal, em vez de ser definido com base na Receita Corrente Líquida (RCL), como ocorreu, seguindo as regras em vigor. De autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, o projeto tramita em regime de urgência e deve ser apreciado a qualquer momento. A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, falou com exclusividade ao Correio e afirmou que a orientação aos parlamentares é pela aprovação do projeto do governo. “Vamos apoiar a proposta do Ministério da Fazenda em relação ao FCDF”, cravou Gleisi. A bancada de deputados federais do PT, a segunda maior da Câmara, com 68 parlamentares, se reunirá às 19h de hoje na liderança do partido para bater o martelo quanto à questão.

Câmara encara a jornada 5×2 – O Congresso Nacional inicia a semana em ritmo acelerado. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) convocou sessões de segunda a sexta-feira nesta e na próxima semana — a última antes do recesso parlamentar. Os congressistas só têm essas duas semanas de trabalho para aprovar dois projetos de lei e uma Proposta de Emenda à Constituição que integram o pacote de corte de gastos enviado pela equipe econômica do governo. Há pressa, também, para votar o Orçamento de 2025, cujo relatório preliminar já foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na semana passada. Tanto para debater os projetos que o governo quer, quanto para a peça orçamentária, há o problema da imprevisibilidade em torno das emendas. Se de um lado, o governo precisa “pagar” pelo esforço de deputados e senadores para aprovar os projetos de seu interesse, de outro, os parlamentares que discutem e votam o Orçamento esperam para saber quais regras vão valer para 2025: se serão aquelas aprovadas pelo Congresso no Projeto de Lei Complementar nº 175 de 2024; ou as exigidas pelo ministro Flávio Dino em decisão no Supremo Tribunal Federal.

Diplomacia colhe os frutos – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, na semana passada, o último compromisso internacional do ano, a reunião de cúpula do Mercosul, no Uruguai, e finaliza a fase de grande articulação da política internacional com a imagem no exterior fortalecida, na avaliação de especialistas. O chefe do Executivo ganhou pontos ao estar à frente da cúpula do G20, grupo das 19 maiores economias desenvolvidas e emergentes do planeta mais a União Europeia e a União Africana, no Rio de Janeiro, e ao participar da conclusão das negociações do acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, na última sexta-feira, em Montevidéu. O acordo é um marco para a diplomacia brasileira, porque ocorre em um momento de aumento do protecionismo global, diante da eleição do republicano Donald Trump à Casa Branca.

Destino de Lira é fonte de preocupação – O destino do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após fevereiro de 2025, quando termina seu mandato no comando da Casa, é fonte de dúvida e preocupação no governo e no Legislativo. Uma possibilidade é Lira ir para o governo Lula na reforma ministerial que deve ocorrer no primeiro semestre. As pastas citadas por aliados para acomodá-lo são Agricultura e Saúde. Ter a visibilidade de um posto no Executivo poderia ajudar Lira em seu projeto de eleger-se senador em 2026. Há, no entanto, obstáculos para isso, a começar da resistência do senador Renan Calheiros (MDB-AL), cujo filho Renan Filho é ministro dos Transportes. Também não se sabe como seria a convivência de Lira com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, seu desafeto.

PT espera que Galípolo atue para segurar a cotação do dólar – Futuro líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ) diz esperar que o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, faça intervenções no câmbio para conter a alta do dólar. “Ele certamente terá instrumentos a seu dispor para isso e não vai deixar de agir, como fez o atual presidente do BC [Roberto Campos Neto]”, afirma o petista, que assumirá o comando da bancada em fevereiro.O PT avalia que o Banco Central vem sendo omisso por motivação política no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Lindbergh, o órgão fez 122 intervenções no câmbio na gestão Jair Bolsonaro (PL) e apenas 2 na do petista.

Decisões de Dino no STF ajudam governo Lula – O ministro Flávio Dino deu decisões e firmou acordos no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal) que facilitaram a gestão Lula (PT) no governo federal. As determinações de Dino ocorreram em processos herdados na corte da ministra aposentada Rosa Weber e do ministro André Mendonça. Dino, que é ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula, tomou posse como integrante do Supremo em fevereiro, após ser indicado pelo petista. Com experiência de gestão no Executivo, ele foi o primeiro ex-governador a ser apontado para uma cadeira no STF desde a promulgação da Constituição de 1988. Dino governou o Maranhão. Desde que chegou ao tribunal, suas atuações mais expressivas foram concentradas nos temas das emendas parlamentares e na emergência climática, sobre os quais deu decisões em consonância com as necessidades do governo. Dino tem dito a interlocutores que esses processos não são relacionados apenas a uma questão de governo, mas de país. Também tem afirmado que os problemas das emendas e do meio ambiente ultrapassaram o âmbito do governo Jair Bolsonaro (PL) e chegaram ao governo Lula. Procurado por meio da assessoria do STF, Dino não respondeu.

Guinada para o centro pode ser a morte do PT – Em seus últimos meses após um período de sete anos como presidente do PT, Gleisi Hoffmann diz que o partido pode morrer se optar por fazer um movimento para o centro, que é defendido por seções da própria sigla. Ela está confiante no apoio em 2026 das formações que estão no ministério, embora algumas delas flertem com outras candidaturas, e vê apenas Lula como o nome capaz de enfrentar a oposição. Segundo ela, o presidente, que completará 81 anos em 2026, não pode ser comparado ao americano Joe Biden, que desistiu de concorrer após uma série de críticas devido à idade avançada.

Anielle se torna alvo de pressão após caso de assédio – Três meses após as denúncias de assédio sexual que derrubaram o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, uma das denunciantes, tenta se equilibrar entre pressões internas para a exposição do caso e críticas de setores da comunidade negra, que apontam para o descaso com as políticas públicas voltadas para o segmento. A estratégia da ministra tem sido intensificar os anúncios da pasta e se aproximar do núcleo duro do governo. O episódio envolvendo os dois ministros de Lula abriu uma crise no governo petista. Antes de as alegações serem reveladas, relatos da conduta de Almeida já circulavam no Planalto há pelo menos um ano, levando a especulações sobre uma suposta tentativa de abafar o caso. Após a renúncia, no entanto, Anielle agiu para proteger o presidente e os colegas da Esplanada. Em entrevista ao GLOBO em outubro, ela disse que nunca havia falado com ninguém do governo sobre o assunto e que Lula só soube quando a imprensa noticiou.

Evangélicos se dividem na eleição de novo líder da bancada – Após semanas de divergências na Frente Parlamentar Evangélica sobre quem será o próximo presidente, o cenário será decidido na próxima quarta-feira. Diferentemente das eleições passadas, quando o consenso foi construído de antemão, a bancada passa por um momento de divisão: de um lado, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) ganha força, com a conquista de mais apoios, mas enfrenta resistência devido à sua proximidade com o governo federal. Esse grupo é organizado em torno de Gilberto Nascimento (PSD-SP), que é apoiado pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus vitória em Cristo. – Se tivermos de ir ao voto, vamos ao voto. Isso não quer dizer que estamos rachados, é legítimo”, diz Otoni, que foi articulador com os evangélicos na campanha de Eduardo Paes no Rio, e que se aproximou do próprio Lula mesmo com o passado ligado a Bolsonaro.

Lula quer Sidônio para Secom – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer levar Sidônio Palmeira, responsável por sua campanha vitoriosa em 2022, para mais perto e poderá colocá-lo até mesmo na Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Segundo apurou o Broadcast/Estadão, já haveria uma negociação em andamento e um convite teria sido feito. Essa é uma ideia que vem e volta no Palácio do Planalto desde o início do governo, mas ganhou corpo nas últimas semanas por causa do anúncio em rede nacional de TV do pacote de ajuste fiscal e da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Lula avalia a operação política e de comunicação, realizada no fim de novembro, como um sucesso, e a atribui a Sidônio. O atual chefe da Secom é o petista Paulo Pimenta. Ele tem prestígio junto ao presidente, que não quer se desfazer do aliado. Caso Sidônio realmente vá para a Secom, é provável que Pimenta assuma outro ministério no Palácio do Planalto – uma possibilidade seria a Secretaria Geral, hoje comandada pelo também petista Márcio Macêdo.

Desembargador interferiu até em decisões de colegas – A Operação Ultima Ratio, da Polícia Federal, indica que ao menos um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob suspeita de ligação com venda de sentenças, também tentou interferir indevidamente em decisões dos próprios colegas da Corte. Pelo menos um caso citado no inquérito mostra que um “cliente” do esquema de corrupção foi poupado de condenação por porte ilegal de armas de fogo de uso restrito. Ao tentar interceder na decisão do relator, o desembargador Marcos José de Brito Rodrigues anotou: “O cara disse que o Exército quer a solução do caso. Caso contrário ele perderá as armas que são todas registradas no Exército.” O Estadão pediu manifestação do magistrado, via assessoria de imprensa do TJ-MS. O espaço está aberto também para o tribunal. Pormenores dessa outra linha de investigação constam de relatório de 850 páginas da Polícia Federal encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) com pedido de autorização para abertura da Operação Ultima Ratio, em outubro. O Estadão tem revelado, ao longo dos últimos meses, detalhes de inquéritos que mostram como eram operados esquemas de venda de sentença em ao menos cinco tribunais estaduais.

🇧🇷RESUMO-002☀☀☀
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2942
Dia 9 de Dezembro de 2024, Segunda-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Criança Especial
Dia do Alcoólico Recuperado
Dia do Fonoaudiólogo
Dia do Profissional de Culinária
Dia Internacional contra a Corrupção
Dia Internacional de Homenagem e Dignidade das Vítimas de Genocídio e de Prevenção deste Crime

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 25° Máx 30° (João Pessoa-PB)
💵 Dólar Com ⬆ 1,0% R$ 6,07
💶 Euro ⬆ 0,72% R$ 6,40
📊 Ibovespa ⬇ 1,5% 125.945 pts
🪙 Bitcoin ⬆ 0,46% R$ 611.873,94
💲IPCA ⬆ 0,56% Outubro de 2024
💲SELIC ⬆ 11,25% 06 de Novembro de 2024
🟨 Ouro (grama) ⬆ R$ 519,57

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷🇬🇧 Brasil e Reino Unido fazem parceria para descarbonizar indústrias; ação conjunta foi celebrada na COP29, que aconteceu no Azerbaijão

⚖ Justiça de São Paulo mantém prisão de suspeito de participar da morte de delator do PCC; durante audiência de custódia realizada neste domingo (8), no Fórum Criminal de Guarulhos, não foram constatadas irregularidades no cumprimento do mandado de prisão; para a polícia, Matheus Soares Brito seria responsável por ajudar a levar olheiro do crime até estado do Rio de Janeiro

🌨 Norte catarinense é o mais impactado pela chuva, diz Defesa Civil; em Araquari, 30 pessoas foram atingidas pelos temporais

🌨 Saúde orienta população e monitora chuvas em Santa Catarina e Paraná; Estados enfrentam precipitações acima da média

👨🏻‍🚒 Deslizamento em mina tira 79 pessoas de suas casas em Conceição do Pará, Minas Gerais; atividades foram suspensas e o local sofreu interdição; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pediu uma fiscalização rigorosa

⛩ Prefeitura do Rio vai demolir Elevado para melhorias no Sambódromo; projeto foi divulgado neste domingo no site da Prefeitura

🏛 Museu Histórico Nacional, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, fecha para modernização do sistema elétrico; obras devem ser concluídas em outubro de 2025

🌳 Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração; dados são do Terceiro Panorama do Código Florestal, da UFMG

⛪ Devotos celebram 475 anos do Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador; festa religiosa mais antiga do Brasil homenageia Padroeira Excelsa e Única do Estado da Bahia

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

👥 Rio Grande do Sul anuncia orçamento recorde de R$ 360 milhões para ciência e tecnologia em 2025; investimento histórico marca compromisso do Estado com inovação e desenvolvimento sustentável

👥 Projetos educacionais de Rondônia foram apresentados em exposição de ciência, inovação e tecnologia, em Porto Velho; Expocitec 2024 teve por objetivo promover a culminância de 60 Projetos Educacionais exitosos nos 12  Seminários Regionais de Tecnologia educacional, Inovação e Ciência

👤Professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) conquista Prêmio de Ciência e Tecnologia de São Carlos, interior de São Paulo; com trajetória voltada aos estudos de sistemas complexos, Thomas Peron foi reconhecido como Pesquisador Júnior do Ano

👓 Óculos inteligentes fazem cegos ‘enxergarem’ e startup valer US$ 600 milhões; dispositivo de empresa israelense captura imagens do ambiente, as transforma em áudio em tempo real e está sendo implantado em estados e municípios brasileiros

ESPORTES

⚽ Campeonato Brasileiro
Série A, 38ª rodada:
Atlético-MG 1×0 Athletico-PR
Bahia 2×0 Atlético-GO
Botafogo 2×1 São Paulo
Bragantino 5×1 Criciúma
Cuiabá 1×2 Vasco
Flamengo 2×2 Vitória
Fortaleza 3×0 Internacional
Grêmio 0x3 Corinthians
Juventude 0x1 Cruzeiro
Palmeiras 0x1 Fluminense

⚽🏆 É campeão! Botafogo vence o São Paulo e conquista o Brasileirão após 29 anos; Savarino e Gregore marcam os gols da vitória por 2 a 1, garantindo um feito histórico para o clube, também campeão da Libertadores

⚽ Corinthians iguala recorde de vitórias consecutivas no Brasileirão dos pontos corridos; Timão chega a nove vitórias seguidas e repete feito do Internacional, de 2020, e do Atlético-MG, de 2021

⚽ Athletico-PR perde e cai para a Série B do Brasileiro; em jogo cheio de tensão, Rubens marca o gol salvador para o Galo; Furacão amarga queda no ano do centenário; Atlético-MG, Bragantino e Fluminense vencem suas partidas (respectivamente sobre o Furacão, o Criciúma e o Palmeiras) e se livram da queda para a segunda divisão

⚽👤 Bayern de Munique aposenta camisa em homenagem a Beckenbauer; camisa 5 era usada por Franz Beckenbauer no clube alemão; ex-jogador morreu em janeiro de 2024

🏃🏻 Fabio Jesus Correia é bicampeão da Volta Internacional da Pampulha, disputada na manhã deste domingo (8) em Belo Horizonte (MG); no feminino, Vivian Jerop Kemboi, do Quênia, fica com o primeiro lugar, seguida pela mineira Kleidiane Barbosa Jardim

🏎 Lando Norris, da McLaren, vence GP de Abu Dhabi e garante título da escuderia no Mundial de Construtores da Fórmula 1; atrás dele, terminaram Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari; com a vitória, britânico garantiu o segundo lugar no Mundial de Pilotos, com 374 pontos, contra 356 de Leclerc

🏎 Lewis Hamilton troca a Mercedes pela Ferrari e encerra história de sucesso de 12 anos; GP de Abu Dhabi foi o último do inglês pela equipe inglesa; na corrida, Hamilton foi o quarto colocado após ultrapassar seu companheiro de equipe, George Russell, na última volta

🏎🏆 Fórmula 2: Gabriel Bortoleto é campeão em Abu Dhabi após ficar em segundo e rival travar na largada; brasileiro conquista o título na última prova da temporada após Isack Hadjar sofrer problema logo no início e cair para 19º; vitória coroa ascensão meteórica do piloto no automobilismo

✝🏄🏼‍♂ Ícone do surfe brasileiro, Taiu Bueno morre aos 62 anos; surfista foi um dos pioneiros em ondas grandes no Brasil e ficou tetraplégico após um acidente no mar em 1991

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇫🇷 Catedral de Notre-Dame tem primeira missa cinco anos após incêndio; a restaurada catedral de Paris celebrou sua primeira missa diante de uma plateia de líderes políticos e religiosos neste domingo (8)

🇸🇾 Regime da Síria cai após mais de 50 anos de comando da família Assad; uma mensagem em rede de TV estatal síria declara a “vitória da grande revolução síria e a derrubada do regime criminoso de Assad”; presidente é conhecido por um governo brutal sobre a Síria, atingida por uma guerra civil desde 2011

🇸🇾 Rebeldes sírios determinam toque de recolher em Damasco; medida deve ter duração de 13 horas, encerrando-se nesta segunda-feira (9)

🇸🇾 Rebeldes e civis sírios são vistos visitando e saqueando residências do ex-presidente do país, Bashar al-Assad, na capital Damasco; um homem armado foi visto carregando um rifle no palácio

🇸🇾 Embaixadas da Síria no exterior continuarão operando, diz Ministério das Relações Exteriores; “Hoje, uma nova página está sendo escrita na história da Síria, inaugurando um pacto e uma carta nacional para unir os sírios e não dividi-los”, disse o comunicado

🇸🇾 Bashar al-Assad renuncia após ofensiva dos rebeldes islamistas na Síria; com paradeiro desconhecido, Assad conseguiu deixar o país utilizando o Aeroporto Internacional de Damasco

🇷🇺🇸🇾 Rússia afirma que Assad deixou instruções para ‘transferência pacífica de poder’ na Síria; de acordo com a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, presidente sírio renunciou ao cargo e saiu do país, sem revelar seu destino

🇮🇱 Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordena ocupação das Colinas de Golã após queda de Assad; acordo de 50 anos que regulava a situação na região deixou de existir após as forças sírias abandonarem suas posições

🇰🇷 Coreia do Sul proíbe presidente de viajar para o exterior; após sobreviver a impeachment, Yoon Suk Yeol é alvo de investigação criminal

🇹🇼 Taiwan monta resposta de emergência após ampliação de exercícios chineses; Forças da China continental cercam a ilha em exercício militar programado para durar até quarta-feira

🇺🇸 Trump pede ‘cessar-fogo imediato’ e negociações na Ucrânia; presidente eleito dos EUA afirmou que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, ‘gostaria de fazer um acordo e acabar com esta loucura’

🇺🇸 Trump considera perdão a invasores do Capitólio e prioriza deportação de imigrantes ilegais; presidente eleito também reafirmou sua confiança na nomeação de Pete Hegseth, ex-apresentador da Fox News, para o cargo de secretário de Defesa

🇸🇻 Terremoto de magnitude 5,6 atinge El Salvador; autoridades locais dizem não ter registrado danos significativos

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1868: Os primeiros semáforos são instalados, do lado de fora do Palácio de Westminster, em Londres. Assemelhando-se a sinais ferroviários, eles usam braços de semáforo e são iluminados à noite por lâmpadas de gás vermelhas e verdes

-1922: Gabriel Narutowicz é eleito o primeiro presidente da Polônia

-1966: Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU

-1979: Certificada a erradicação do vírus da varíola, tornando-se a primeira das duas únicas doenças que foram levadas à extinção (sendo a peste bovina em 2011 a outra)

-1996: O inovador navegador para web, o Ópera, é lançado

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por 🙋🏻‍♂ITAMAR🙋🏻‍♂ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉🎅🏼

👆 Excelente artigo do Marcelo Rech, na ZH de sábado, sobre o absurdo dos mais de R$ 50 bilhões que o CN tem para que os congressistas apresentem emendas ao Orçamento. Infelizmente grande parte delas conduzidas pelo fisiologismo, clientelismo e que terminam possibilitando desvios de recursos com ilegalidades
O triste é que, além de não aceitarem a redução dos recursos destinados para emendas, já destinaram, na Lei Orçamentária de 2025, R$ 38,9 bilhões para emendas impositivas. Com o destinado para as emendas não impositivas o valor total para as emendas parlamentares passará dos R$ 50 bilhões. Um absurdo!

   

09-12 XP News

Bom dia,

🟡 Mercados leve alta às 6h15 de Brasília: S&P +0.01%, Dow Jones +0.01%, Nasdaq +0.03% e o índice europeu STOXX600 +0.12%.

🚨Estadão – Governo admite nova revisão no BPC após alerta da cúpula petista de que corte não passa desse jeito
Secretários e técnicos dos ministérios da Fazenda, da Casa Civil e do Desenvolvimento Social têm reunião nesta segunda-feira com deputados do PT para discutir ajustes no projeto.

🚨Valor – Falta de mão de obra qualificada afeta fim de ano da indústria de SP
Segundo a Fiesp, 54,5% dos empresários relatam dificuldades na busca por candidatos devido à falta de qualificação. Além disso, 46,5% admitiram que estão verificando “pouco ou ausência de interesse nas vagas disponibilizadas pela empresa”.

🇺🇸 A ferramenta CME FedWatch mostra que os mercados precificam uma chance de 85% de que a taxa-alvo seja reduzida em um quarto de ponto na conclusão da reunião de 18 de dezembro.

🇺🇸 O rendimento do título de 10 anos caiu menos de 3 pontos-base, para 4,153%. Enquanto isso, o rendimento do título de 2 anos caiu menos de 5 pontos-base, para 4,098%.

O Globo – Câmara terá força-tarefa de votações em meio a expectativa sobre liberação de emendas parlamentares
Uma das prioridades é aprovar os projetos do ajuste fiscal enviados pelo governo na semana passada.

Valor – Comissões aprovam valor 10 vezes maior ao autorizado
Substitutas da emenda de relator, as emendas de comissão temática tiveram um valor aprovado pelos colegiados dez vezes maior do que a rubrica orçamentária autorizada para 2025, de R$ 11,5 bilhões. As comissões da Câmara fizeram emendas no valor total de R$ 54 bilhões, as do Senado, R$ 48,8 bilhões, e as mistas, R$ 4,8 bilhões.

O Globo – Pauta de fim de ano no Congresso inclui ‘fatura’ por apoio a sucessores de Pacheco e Lira
As cúpulas do Senado e da Câmara decidiram acelerar projetos que são demandas de grupos com os quais negociaram apoio na disputa pela sucessão no comando das duas Casas. Na lista estão a PEC das Praias, projetos que miram o MST, um pedido da bancada ruralista e medidas para contemplar a bancada da bala.

Folha – Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
A Associação Brasileira de Bancos questiona a competência do INSS e do Conselho Nacional de Previdência Social na definição do teto de juros do crédito consignado.

Poder 360 – Micro e pequenas empresas criaram 76% dos empregos em outubro
As MPEs abriram 101.151 postos de trabalho, segundo o Caged. As médias e grandes empresas adicionaram 38.673 novas vagas.

O Globo – Brasil bate recorde de importação de máquinas. Foco é aumentar investimento
A importação de máquinas, equipamentos, caminhões e ônibus, bateu recorde nos 11 primeiros meses do ano, com US$ 32,5 bilhões, salto de 21% ante o mesmo período de 2023. Há substituição de maquinário nacional por importado, com avanço de fabricantes da China. A compra de maquinário é puxada pela retomada de obras de infraestrutura e por ciclos de atividades como comércio eletrônico, mineração, energia solar e eólica.

Folha – Trump diz que não tentará substituir Powell do Fed
“Não, acho que não. Não estou vendo isso”, disse Trump à NBC News, quando perguntado se ele tentaria remover Powell, cujo mandato termina em 2026. Trump acrescentou que não achava que Powell, com quem ele já discutiu no passado sobre os níveis das taxas de juros, sairia discretamente.

Valor – Primeiras emissões de LCD somam R$ 9,1 bi
BNDES captou R$ 9 bi, enquanto BRDE e BDMG levantaram um total de R$ 130 milhões em Letras de Crédito de Desenvolvimento.

Poder 360 – Brasil é 44º em índice global de acesso e uso de tecnologias
O índice de Prontidão Digital 2024, que avalia 133 economias com 54 indicadores de uso e acesso a tecnologias da informação e comunicação, foi publicado pelo Portulans Institute e pela Saïd Business School da Universidade de Oxford.

Folha – 2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Após dados de novembro, cientistas concluem que temperaturas deste ano superarão as de 2023, atual recorde. O mês passado foi o segundo novembro mais quente da história, atrás apenas daquele de 2023. A temperatura global média da superfície do ar foi de 14,10°C, o que representa 1,62°C acima do nível pré-industrial.

Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025

⦁ Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o Estado, ano de fabricação e valor do veículo. ⦁ Guia esclarece as principais dúvidas, como calendário de vencimento, percentuais de descontos e qual a melhor forma de efetuar o pagamento. ⦁ Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas. ⦁ Em parceria