qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Tribunal suspende pagamento do “13º do Vale-Alimentação” aos servidores de Sant’Ana do Livramento

Prefeitura tem 30 dias para se manifestar e tentar reverter a decisão
Tribunal de Contas do RS (Foto: Gaúcha ZH)

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) determinou a suspensão do pagamento em dobro do vale-alimentação dos servidores municipais de Sant’Ana do Livramento. A decisão foi tomada nesta semana, em resposta a um processo de tutela de urgência que apura possíveis irregularidades no decreto que concedia o benefício a categoria.

A medida previa o reajuste do vale-alimentação para R$ 678,73 a partir de outubro de 2024, com um benefício adicional no mês de dezembro, quando os servidores receberiam o dobro desse valor. No entanto, o Tribunal considerou que a concessão do chamado “13º do Vale-Alimentação” não possui base legal. Segundo a auditoria, o caráter indenizatório do vale, previsto na Lei Municipal nº 7.497/2019, foi alterado de maneira irregular, transformando-o em benefício remuneratório, o que só poderia ser autorizado por lei específica.

Além disso, a decisão levou em conta o impacto financeiro da medida. A parcela extra representaria um custo de R$ 1.619.852,04 aos cofres municipais, beneficiando 2.388 servidores. O Tribunal destacou que, caso a concessão fosse considerada ilegal em uma análise posterior, os servidores poderiam ser obrigados a devolver os valores, gerando transtornos ainda maiores.

O tema foi discutido na sessão desta quarta-feira (04) na Câmara de Vereadores. O vereador Enrique Civeira (PRD) levou o assunto à Tribuna.

Com a decisão do TCE, o Executivo Municipal tem 30 dias para apresentar justificativas e documentação ao Tribunal.

Notícias do dia por Germano Rigotto

Resumo de quinta-feira – 16/01/2025 Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais Valor Econômico – Governo recua e revoga norma que fiscaliza Pix O GLOBO – Governo desiste de aumentar fiscalização da Receita sobre Pix FOLHA DE S.PAULO – Governo cede a pressão e revoga norma sobre fiscalização do Pix CORREIO BRAZILIENSE – Sob críticas e após fake news, fiscalização