qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin.

Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o piso salarial de trabalhadores que não têm piso definido por categoria em lei federal. O percentual é maior do que o da inflação dos últimos doze meses, que ficou em 4,76%.

Em sua manifestação, Rodrigo Lorenzoni lembrou que o RS ainda tenta se recuperar da maior tragédia climática, que a estrutura logística segue prejudicada e que os recursos prometidos pelo governo federal não chegam a quem precisa, sendo que parte desses recursos já foi até cortada. “Precisamos inverter a lógica de olhar o desenvolvimento do Estado. Há 30 anos nós discutimos esse assunto aqui e o poder de compra das pessoas não muda no Rio Grande do Sul. Nós vamos seguir insistindo na mesma tese que não funciona ou nós vamos começar a pensar diferente? Temos que ter um plano de desenvolvimento que garanta competitividade e, a partir da garantia da competitividade, nós possamos ter mais emprego, mais renda, mais oportunidades e melhores salários. Vamos pensar diferente pra ter resultado diferente”, afirmou o deputado.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con