sáb, 12 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

TCE-RS lança cartilha sobre cobrança da dívida ativa municipal

O Tribunal de Contas do Estado ( TCE-RS) lançou versão atualizada da Cartilha de Racionalização da Cobrança da Dívida Ativa, em parceria com Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), Ministério Público do Estado, Ministério Público de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

A cartilha reúne diretrizes práticas para facilitar a cobrança da dívida ativa nos municípios gaúchos, com o objetivo de aumentar a eficiência na recuperação de créditos tributários e não tributários.
A iniciativa destaca a importância da transparência, da conformidade com a legislação e do uso de tecnologias para agilizar a arrecadação. Além disso, orienta sobre a regularização de pendências fiscais e ressalta o papel das administrações municipais na adoção de boas práticas, visando garantir a sustentabilidade financeira e o cumprimento das obrigações tributárias.

De acordo com o ouvidor do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, as diretrizes da cartilha estimulam medidas alternativas para a cobrança dos créditos públicos, como é o caso do protesto das respectivas certidões, diminuindo, assim, a judicialização. “Esse procedimento tem grande potencial para reduzir a sobrecarga do judiciário e agilizar a recuperação de créditos, proporcionando uma solução mais rápida e com menores custos operacionais”, explica.

Acesse a cartilha aqui!

Emily Vieira – Assessoria de Comunicação Social

Coyote guará leva som autoral ao forba neste domingo em Brasília

O público de Brasília tem um encontro marcado com a música autoral neste domingo, 13 de julho de 2025, na quinta edição do FORBA – Festival Ocupa Rock Brasília Autoral. Entre as atrações que prometem agitar a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, destaca-se a banda Coyote Guará, que apresentará seu trabalho original no palco externo do evento. O show do Coyote

NOTÍCIAS DO DIA – Dia 12 de Julho de 2025, Sábado

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS 🇧🇷 Governo federal publica Medida Provisória que altera regras do setor elétrico com foco em conter aumentos nas contas de luz e reorganizar os subsídios pagos por meio da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético); a principal mudança é a criação de um limite para o valor que pode ser arrecadado da CDE a partir de 2026