qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

2º CONGRESSO CEREALISTA CONSOLIDA A FORÇA DA ACEBRA E A IMPORTÂNCIA DAS CONEXÕES DE VALOR

O encantador Vale dos Vinhedos foi o palco do 2º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado entre os dias 21 e 23 novembro. Com importantes palestras, muita troca de conhecimento e networking, o evento fez jus ao tema dessa edição: “Conexões que geram valor.”
Com a presença de autoridades públicas, empresários, produtores e convidados ligados ao agro, a segunda edição do Congresso contou com mais de 50 empresas patrocinadoras, apoiadoras e expositoras. Um ambiente propício para a criação de conexões fortes e com um único objetivo: o fortalecimento do setor cerealista e do agronegócio brasileiro.

A programação do evento contou com palestras que abordaram temas relevantes para o setor cerealista, como os impactos, desafios e oportunidades que a reforma tributária pode trazer para as empresas do agro, as novas políticas de crédito e mecanismos de proteção disponíveis para o setor cerealista, sustentabilidade, competitividade no agro, sucessão familiar e a importância de se criar parcerias estratégicas. Os painéis contaram com a participação de especialistas, parceiros comerciais e expositores, criando um ambiente de troca de conhecimentos e de informações preciosas. No primeiro dia do evento, Daniel Randon apresentou a trajetória de sucesso da Randoncorp e abordou a mobilidade do futuro. Na manhã de sexta-feira, 22, Paulo Herrmann, CEO Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), abordou os fundamentos e a complexidade do agro em uma rica palestra para uma audiência vasta e atenta.
Nesta edição do Congresso, um dos momentos de destaque foi o 1º encontro Jovem Empresário Acebra, com um painel que debateu as conexões inovadoras e o futuro nas empresas do agro, com a moderação de Joarez Piccinini, da Randoncorp, e a participação de jovens atuantes nas empresas cerealistas associadas. Para Maurício Wilsmann, coordenador do painel, “é fundamental que as empresas cerealistas e do agro foquem nas tendências que o futuro aponta, como a questão da transformação digital, a sustentabilidade e a sucessão, seja familiar ou não. E para isso, é muito importante incluir os jovens nos debates, e esse painel no Congresso contribuiu muito para isso.”

Outro momento marcante do Congresso foi o 1º Encontro Mulher Empresária Cerealista, coordenado pela cerealista e associada da Acergs, Rosane Durlo. A reunião contou com a palestra “O poder da Ação – faça sua vida ideal sair do papel”, realizada pela palestrante Vania Stoco Tomé. De acordo com Rosane, o intuito do encontro e da palestra “é motivar as mulheres a transformar suas vidas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e também incentivá-las a participarem, de forma mais ativa, dos negócios e da associação.” Cerca de 35 mulheres participaram do momento.

No sábado, 23, Antônio Sartori, da Brasoja, comandou o Brainstorm Cerealista, um valioso momento de debate e troca de ideias com os associados da Acebra. Após, Gilson Trennepohl, sócio proprietário e presidente do conselho da Stara, realizou a última palestra do Congresso, abordando os passos para uma sucessão familiar de sucesso.

De acordo com o diretor de Negócios, Projetos e Parcerias da Acebra, Luciano Markiewicz, organizador do Congresso, “neste ano o evento se tornou maior, para abraçar todo o nosso público, e o grande destaque dessa edição foi a força do setor cerealista, que culminou com um forte engajamento de pessoas, autoridades públicas e empresas do agro, que foram, participaram e contribuíram para o sucesso do evento. A participação massiva das empresas como patrocinadoras e apoiadoras também foi uma importante vitrine e consolidou o Congresso Cerealista no calendário dos grandes eventos do agro brasileiro.” Markiewicz destacou ainda a qualidade dos painéis e temas debatidos no Congresso.

O presidente da Acebra, Jerônimo Goergen, afirmou que a 2ª edição do Congresso foi surpreendente pelo tamanho do público. “Cerca de mil pessoas passaram pelo evento durante os três dias. Um público muito qualificado, de alto nível.” Para Goergen, o destaque do Congresso foi o lançamento do Cerealcred, uma plataforma digital que nasceu através da parceria entre a Acebra e a fintech paulista Farmtech. “O Cerealcred é uma ferramenta para simplificar o acesso ao crédito para produtores rurais. Nossas cerealistas associadas terão a oportunidade de ofertar mais ao produtor, que é o seu cliente, através de um processo mais rápido e prático, que muitas vezes vai utilizar apenas o CPF do produtor.”

Outro momento muito importante do Congresso foi a diplomação da primeira turma da Universidade Acebra/Atitus, realizada no jantar de confraternização. A Universidade contou com o apoio da Bayer e, durante dois meses, realizou encontros virtuais com 38 alunos, associados ou funcionários nas empresas cerealistas associadas. Para Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio da Atitus, a primeira turma superou todas as expectativas. “Tivemos uma grande adesão dos associados, com produtores engajados em se aperfeiçoar e alcançar melhores resultados em suas propriedades. Essa participação ativa reflete não apenas o desejo de adquirir novos conhecimentos, mas também a determinação deles em promover transformações e impulsionar o crescimento no setor,” ressaltou.

A 3ª edição do Congresso Cerealista já está confirmada, e será realizada na segunda quinzena de novembro de 2025, no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Para o presidente da ACEMAT, Henrique Pérola, “será um grande desafio, considerando o sucesso das duas primeiras edições, mas vamos trabalhar para que a próxima, em Mato Grosso, também seja um evento de alto nível, como foi no Paraná e no Rio Grande do Sul”.

Marília Souza
Assessora de Comunicação da ACEBRA
(61) 98175-0449
[email protected]

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de