seg, 2 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Missão à Ásia chega ao fim após nove dias de programação intensa com investidores e representantes governamentais

Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

A Missão Japão China 2024 chegou ao fim nesta quarta-feira (27/11) após diversas agendas com investidores, representantes governamentais, empresários estrangeiros e instituições do Japão e da China. Liderada pelo governador Eduardo Leite e com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o foco foi o estreitamento das relações com os países asiáticos, além de abrir o diálogo para parcerias comerciais e ampliar o conhecimento em tecnologias que podem ser utilizadas no Estado.

A primeira etapa foi no Japão e incluiu  agendas voltadas para novos investimentos e transição energética. A comitiva gaúcha se reuniu com as empresas Toyota e Japan Tobacco International (JTI), ambas com unidades no Rio Grande do Sul, e com o Japan Bank for International Cooperation. Na Mitsubishi foram apresentadas oportunidades de negócios no Estado e o grupo pode visitar a planta de hidrogênio e a fábrica de turbinas para geração de energia da empresa.

Ainda em território japonês, foram firmados um memorando de entendimento com a empresa Shizen Group para a realização de estudos sobre a viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho e um protocolo de intenções com a ERM Japan, para captação recursos do governo do Japão para a realização de estudos e formatação de um “master plan” para projetos de hidrogênio que utilizem o Porto de Rio Grande como ponto de exportação.

O titular da Sedec, Ernani Polo, avaliou a primeira parte da missão como positiva. “Esta primeira etapa foi muito produtiva. Além de discutir investimentos no RS, conhecemos projetos de transição energética, área em que o Estado tem demonstrado grande potencial, e estamos levando boas ideias daqui”, disse. O reconhecimento do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação também foi discutido. “Conversamos com o embaixador do Brasil no Japão,  Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, a fim de acelerar esse processo e abrir o mercado japonês para a carne gaúcha”, explicou.

China

A fase chinesa  iniciou com uma visita ao campus da Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo e com uma reunião com a direção da BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias. O governador Eduardo Leite apresentou aos representantes da empresa as potencialidades do Estado para receber investimentos. A BYD já declarou publicamente a intenção de ampliar a atuação no Brasil.

Durante o evento RS Day, foram destacadas as oportunidades de investimento no Estado e as iniciativas de sustentabilidade que estão em curso no Rio Grande do Sul. O secretário Ernani Polo falou aos investidores chineses sobre ações para fortalecer a cadeia de suprimentos automotiva, com foco em veículos elétricos e tecnologias sustentáveis.

Outro evento de destaque foi a China International Supply Chain Expo (Cisce), uma das maiores feiras da cadeia de suprimentos do mundo, onde o Rio Grande do Sul foi o único estado brasileiro a ter um estande próprio. O espaço foi viabilizado como parte do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, da Sedec, e foi projetado para destacar as vantagens competitivas do RS, bem como as potencialidades gaúchas em setores estratégicos como agronegócio, energia renovável, tecnologia e infraestrutura.

Na China, a comitiva ainda visitou a  Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio de Daxing, em Pequim, e participou de um encontro com autoridades da província de Hebei, uma das mais importantes regiões industriais da China. A reunião destacou o interesse de ambos em desenvolver parcerias nas áreas de agricultura, infraestrutura e tecnologia.

“Esta missão do governo do Estado terminou com um saldo muito positivo. Iniciamos aqui vários diálogos promissores, tanto com o Japão, quanto com a China, que já é um parceiro comercial do RS de longa data, e vamos seguir acompanhando os desdobramentos destes contatos”, afirmou Polo. “Acredito que o que vimos, negociamos e conhecemos nestes nove dias de agenda intensa terão um reflexo promissor para o Rio Grande do Sul que estamos construindo, com o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, e com o trabalho da Invest RS, que iniciou nesta missão o nosso esforço de acelerar o desenvolvimento do Estado”, finalizou.
Polo ainda destacou que os países asiáticos valorizam muito essas aproximação, o que torna uma missão internacional crucial para que grandes investimentos se concretizem. “São mercados mais relacionais do que transacionais e que consideram muito o interesse de um parceiro comercial ir até o local para reuniões oficiais”, disse.

Integraram a missão oficial os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo); o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki; o presidente da Assembleia, Adolfo Brito; e o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Palestra do TCE-RS reúne prefeitos na Fenasoja em Santa Rosa

Palestra do TCE-RS reúne prefeitos na Fenasoja em Santa Rosa Sábado (30), no Parque de Exposições da Fenasoja, EM Santa Rosa, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu palestra para prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON), da Associação dos Municípios da Zona Produção (AMZOP), Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO), Associação dos Municípios da Região