seg, 9 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Giordani Turismo investiu mais de R$ 25 milhões para colocar Trem do Pampa em operação na Campanha Gaúcha

Estação Central depois das melhorias realizadas pela Giordani Turismo Divulgação Giordani Turismo
Estação Central depois das melhorias realizadas pela Giordani Turismo
Divulgação Giordani Turismo

Empresa adquiriu o veículo, realizou a revitalização das estações, manutenção da via férrea e construiu garagem para o VLT. Atrativo deve receber novos investimentos no futuro.

Trem do Pampa na Estação Central pronto para mais um passeio Divulgação Giordani Turismo

Ao completar quatro meses de operação do Trem do Pampa e tendo recebido mais de 20 mil visitantes, a Giordani Turismo projeta novos investimentos em Sant’Ana do Livramento. Até o momento, mais de R$ 25 milhões foram aportados – aquisição do trem modelo VLT e em obras de manutenção e infraestrutura – pela empresa que tem sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Além do potencial turístico do destino, que faz divisa com Rivera, no Uruguai, o bom desempenho do passeio e a rápida consolidação da atração se deve à longa espera da comunidade e do trade, que há anos aguardava que o projeto saísse do papel.

O trem, que percorre os trilhos entre a Estação Central e a Estação Palomas, é visto como uma grande oportunidade de desenvolvimento da cidade e região. Novos investimentos deverão ser realizados a partir do próximo ano, incluindo melhorias na Estação de Palomas. A ideia é que os visitantes possam acessar a parte interna do espaço, hoje ainda fechado, para viver mais uma experiência.

O passeio
A bordo dos vagões batizados de Cabernet e Tannat, o Trem do Pampa, um moderno VLT fabricado pela Marcopolo, apresenta através das janelas panorâmicas a tradicional paisagem da Campanha Gaúcha: os campos e seus animais, os parreirais em forma de espaldeira (de uvas com varietais como Cabernet e Tannat que nomeiam os vagões),  e o cartão postal da cidade, o Cerro de Palomas.

Durante o percurso de 20 quilômetros, o visitante assiste apresentações artístico-culturais que contam a história e as tradições da região, e degusta vinho e suco de uva do terroir local. A Vinícola Almadén, da Miolo Wine Group, é parceira da Giordani no projeto e recebe os passageiros em sua unidade local,  localizada próxima da Estação de Palomas, onde realizam um tour pela vinícola, participam de uma degustação guiada e podem fazer compras primeiro free shop de vinhos brasileiros.

Estação Palomas antes das melhorias Divulgação Giordani Turismo

Investimentos
Antes da operação do Trem do Pampa iniciar, em julho passado, a empresa fez a aquisição do veículo – o primeiro trem VLT do Brasil – e precisou investir no processo de revitalização das estações que seriam utilizadas no passeio e efetuar a manutenção dos 20 quilômetros da via férrea, com a troca de mais de 5 mil dormentes.

Nos meses seguintes a Giordani construiu, em área ao longo dos trilhos próximo à plataforma de embarque da Estação Central, uma edificação que serve como garagem/oficina para o trem. O espaço tem mais de 330 metros quadrados e 8,3 metros de altura.

A revitalização das Estações Central e Palomas foi gerenciada pelas arquitetas Keli Zottis e Silvana Ferrari Copat, que focaram em requalificar e adaptar os espaços já existentes para que atendessem às necessidades atuais, respeitando e preservando sua importância histórica.

Depois das melhorias na Estação Palomas Divulgação Giordani Turismo

“Durante toda a execução a ideia é intervir o mínimo possível na edificação, buscando sempre o equilíbrio entre a manutenção necessária e a preservação da integridade histórica do prédio, isso requer um trabalho minucioso e especializado. Nas Estações, por exemplo, fizemos o serviço de limpeza das esquadrias com pincel e balde de água, técnica que permitiu remover sujidades acumuladas sem danificar detalhes e acabamentos antigos”, explica Kelly.

A Estação Central, que hoje é o ponto de partida e destino do passeio, além de acomodar a bilheteria e uma loja de souvenirs, passou por um processo de limpeza de toda a edificação, manutenção do telhado e ações preventivas contra infiltração. As estruturas de madeira, como portas e janelas foram inspecionadas, as peças deterioradas substituídas por madeira de propriedades similares – das mesmas dimensões-, e todas as ferragens (trincos, travas, fechaduras) revisadas.

O prédio passou por uma revisão e adequação elétrica e hidráulica, limpeza do sistema de tratamento de esgoto e as superfícies internas e externas foram tratadas com produtos compatíveis evitando danos à camada original de pintura. A última etapa da intervenção foi a implantação de um jardim com plantas e flores, para contribuir com o paisagismo da edificação e acolher os visitantes.

A Estação Palomas passou por uma realocação de moradores – a Almadén adquiriu um terreno próximo a Estação e a Giordani Turismo construiu uma nova residência para a família. Após a liberação, o prédio passou por uma limpeza interna e externa e foram instaladas estruturas provisórias de modo a evitar infiltrações e proteger a madeira. O telhado principal e a cobertura da plataforma receberam reparo. Foram instalados ainda corrimãos nas rampas de acesso e tratamento das superfícies externas.

Aposta em roteiros turísticos pela Campanha
Reforçando o potencial turístico da região, a Giordani Turismo fechou parceria com a Agência de Turismo Corticeiras, de Sant’Ana do Livramento, para disponibilizar mais opções de passeio na cidade e aumentar o tempo de permanência dos visitantes.

O destino, que tradicionalmente é uma escolha para quem deseja fazer compras em free shops, e agora pelo Trem do Pampa, também é rico em história e cultura. Um dos passeios para conhecer melhor a região é o novo City Tour Origens. Já os amantes do enoturismo têm a opção de explorar o famoso paralelo 31 no Tour Ferradura do Vinhedos.

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Pela manhã, tive a alegria de receber a visita do ex-deputado federal e atual vice-presidente nacional de Relações Interpartidárias do PSB, Beto Albuquerque. Conversamos sobre a atual conjuntura política brasileira, com especial atenção ao Rio Grande do Sul. Durante o encontro, também discutimos os desafios e oportunidades para 2026, ano em que Beto será candidato a deputado federal, reafirmando nosso