qua, 11 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Lorenzoni quer explicações da Portos RS para demora na dragagem das hidrovias

Foto Rodrigo Savedra – Arquivo

O deputado Rodrigo Lorenzoni enviou nesta quinta-feira (21/11), ofício para a Portos RS, empresa pública do Estado, solicitando plano de trabalho e cronograma completo da execução da dragagem dos canais e das hidrovias do estado.
Rodrigo também está requerendo na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo a convocação do presidente da estatal, Cristiano Klinger, para explicar a demora na dragagem que já causou encalhes de navios e prejuízo de R$ 100 milhões ao RS.
“Há recursos da ordem de R$ 731 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para a dragagem das hidrovias, temos licença ambiental, pelo menos até o final do ano, e informações desencontradas da Portos RS sobre o desassoreamento, que é urgente”, afirma o líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, ainda ressaltando que as enchentes foram há mais de seis meses.
Outra preocupação de Rodrigo Lorenzoni é que, além dos prejuízos objetivos à economia do estado, as hidrovias gaúchas correm sério risco de perderem credenciais nos rankings internacionais e competitividade, ou seja, “poderemos ter problemas ainda mais graves do ponto de vista econômico e logístico”.

Proprietários de terra poderão chamar força policial para retirada imediata de invasores

É o que prevê o PL 8262/2017 aprovado pela CCJC nesta quarta-feira (11), que recebeu parecer favorável do deputado federal Zucco (PL-RS) A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 8262/2017, de autoria do deputado federal André Amaral (PMDB-PB). A proposta dispõe sobre a retirada de invasores de propriedade privada,

TCE-RS assina novo termo de acordo de cooperação técnica de combate à corrupção

Ontem (9), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) esteve representado pelo conselheiro-ouvidor Cezar Miola em evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção. Na ocasião foi assinado novo termo de cooperação técnica de combate à corrupção da Rede de Controle da Gestão Pública no RS (REDE-RS). O evento realizou-se na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul,