qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Aprovado relatório de Lorenzoni com proposições para desburocratizar e incrementar competitividade e desenvolvimento do RS

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11/11), a leitura do Relatório Final da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico, criada para promover um ambiente favorável para os negócios e o desenvolvimento econômico do RS, desburocratizar, remover barreiras legais e entraves e dar suporte aos setores atingidos pelo eventos climáticos em 2023 e 2024.

A Comissão Especial foi criada no início de julho e, dentro do prazo regimental de 120 dias, realizou reuniões técnicas, teve missões em São Paulo e Goiás e promoveu um seminário de Desburocratização, Inovação e Soluções.

Com 58 páginas, o relator, Rodrigo Lorenzoni, apresentou 14 proposições para melhorar a competitividade do RS e consolidar um modelo de desenvolvimento equilibrado e resiliente. Duas delas dizem respeito a alterações no Regimento Interno da Assembleia Legislativa, para que todos os projetos de lei de autoria de deputados sejam acompanhados de estimativa de impacto de custos e para que a desburocratização seja incluída como escopo de uma Comissão Permanente.

Onze proposições são sugestões ao Poder Executivo, entre elas, a extinção do salário mínimo regional, um novo programa de recuperação fiscal, mudanças nos processos de licenciamento ambiental, aumento nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e ampliação do rol de atividades econômicas de baixo risco.

A Comissão também propõe a elaboração de um Projeto de Lei que proíba o Estado de exigir de qualquer fornecedor ou contribuinte, a apresentação de certidões de regularidade fiscal, tributária ou de qualquer outra natureza, quando essas estiverem disponíveis para consulta direta nos sistemas de informações públicas.

O relatório, elogiado pelo presidente Guilherme Pasin e por integrantes da Comissão, foi aprovado por 8 votos favoráveis e 3 contrários. Deputados do PT não concordam com a proposição que sugere a extinção do salário mínimo regional.

Para Rodrigo Lorenzoni, “a Comissão além de caminhos para o fortalecimento de setores estratégicos, buscou incentivar a inovação, simplificar processos, desburocratizar e assegurar a competitividade do RS no cenário nacional e global. Nosso relatório traz uma contribuição significativa para a construção de um futuro promissor para a economia e para a qualidade de vida dos gaúchos”.

Fotos Rodrigo Savedra

Churrasco festivo

A Paróquia Santa Terezinha convida toda a comunidade da Fronteira para um “churrasco festivo” no dia 8 de dezembro. O cardápio, além do churrasco, oferecerá saladas diversas. O evento será no salão da igreja, na Rua Duque de Caxias. 574, a partir das 12h. Cada convite custará R$ 40,00 e os interessados poderão comprá-lo diretamente na paróquia.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição