ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Por que praticar corrida no dia a dia?

Arte do Controle oferece assessoria esportiva

É muito fácil praticar corrida no dia a dia, já que ela não exige muitos equipamentos e pode ser realizada em diversos locais. Basta calçar um tênis adequado para iniciar a atividade ao ar livre, na academia ou em casa, por meio de uma esteira.

A partir da corrida, é possível colocar o corpo em movimento e deixar o sedentarismo sem muitas dificuldades. Pessoas de qualquer idade e com condicionamentos físicos diferentes podem praticá-la.

Essa modalidade é muito conhecida pela alta capacidade de queimar calorias e auxiliar no processo de emagrecimento. Além disso, traz outras mudanças positivas para a saúde. Saiba quais são os benefícios da corrida:

Aprimora o condicionamento físico

Um dos benefícios de correr é trabalhar o sistema cardiovascular, melhorando a capacidade dos pulmões e do coração. A frequência do exercício garante ganhos significativos na saúde, aumentando a resistência física.

Fortalece os músculos

O exercício envolve diversas partes do corpo. Por isso, contribui para o fortalecimento muscular, reduzindo o risco de lesões e melhorando a postura. Os principais músculos que sentem esse efeito são as pernas, a lombar e o abdômen.

Combate a depressão e a ansiedade

Fazer corrida reduz os sintomas de depressão e ansiedade porque a prática estimula o crescimento de neurônios em regiões danificadas pelos transtornos. A atividade age como um antidepressivo natural, pois também estimula a produção de moléculas cerebrais que se conectam entre as células nervosas.

Aumenta a densidade óssea

Correr fortalece os ossos, prevenindo a perda de massa óssea. Isso reduz os riscos de osteoporose, condição que torna os ossos mais frágeis e com maior possibilidade de fraturas.

Melhora o humor

Outra vantagem da atividade é a redução da produção do hormônio do estresse, o cortisol. Além disso, ela libera endorfinas, responsáveis por promover bem-estar. A corrida de rua é ainda mais benéfica por servir como uma distração saudável no dia a dia.

Dá mais qualidade ao sono

Entre os benefícios da corrida, está o auxílio na produção de neurotransmissores, responsáveis por relaxar o corpo. Além disso, o gasto energético gera mais facilidade para dormir no final do dia.

Como praticar a corrida corretamente?
A princípio, correr é fácil e simples, mas isso depende da maneira que a prática é realizada. Para obter os benefícios da corrida para o corpo, é necessário fazer o exercício corretamente, sempre respeitando as etapas.

No início, realize treinos de distâncias pequenas e intercale a corrida com a caminhada. Então, estabeleça metas para avançar gradualmente. Veja outras recomendações:

  • mantenha a constância e a regularidade de treino;

  • comece treinando em dias intercalados para se recuperar;

  • aumente a dificuldade aos poucos;

  • use tênis adequado para corrida;

  • vista roupas confortáveis.

Participe da mentoria VIP da Arte do Controle
O papel da assessoria de corrida é fundamental para o desempenho do corredor em vários aspectos: planejamento de treinamento personalizado, motivação e apoio, prevenção de lesões, forma correta de nutrição e hidratação, preparação para competições, além dos benefícios individuais.

O grupo promove atividades coletivas, tem grupo no WhatsApp com dicas e orientações de uma nutricionista e ainda reuniões semanais pela plataforma zoom com a mentora Ruth Andrea Diaz, proprietária da Arte do Controle.

Para saber mais sobre a Arte do Controle, entre em contato pelos números de WhatsApp (55) 9 8418-9484 ou siga no Instagram @artedocontroleoficial.

Endereço: Brigadeiro Canabarro, 856
Whatsapp: (55) 9 8418-9484
Facebook/Instagram: @artedocontroleoficial

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do