sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Movimento SOS Agro divulga carta após audiência pública em Brasília

O Movimento SOS Agro divulgou uma carta apresentando as principais demandas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. O documento foi elaborado após a audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Pecuária, em conjunto com a Comissão Mista das Enchentes, na Câmara dos Deputados.

A proposição do encontro foi dos deputados federais Afonso Hamm e Marcel van Hatten junto com o Movimento SOS Agro.

Hamm lamenta que mesmo com toda a situação crítica que o setor do Agro enfrenta no Rio Grande do Sul, após seis meses, ainda faltam garantias efetivas para renegociar as dívidas e acessar as linhas de crédito junto às instituições financeiras.

Entre as demandas apontadas na audiência e elencadas no documento está a solicitação de um relatório informando os valores disponibilizados até o momento pela linha BNDES e quais são os beneficiários e uma auditoria sobre aplicabilidade dos recursos.

Também foram pautadas a redução do Spred do BNDES, que hoje cobra 1,5% para somente repassar o dinheiro disponibilizado na linha da instituição financeira e a flexibilização das garantias exigidas para o produtor acessar as linhas de crédito.

O aporte imediato de mais R$ 10 bilhões para capital de giro para os produtores rurais foi uma das principais solicitações enfatizadas pelos participantes que também querem apresentar o pedido, com brevidade, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e