seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Comemorar o Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro no Brasil

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

O “Dia do Hoteleiro” é comemorado em 9 de novembro desde 1936, quando foi criado durante o I Congresso Nacional de Hotelaria, realizado no Rio de Janeiro. A iniciativa tinha como objetivo defender os direitos dos hoteleiros e nessa mesma data foi fundada a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Logo, ABIH pode ser considerada como a mais antiga entidade empresarial do sistema de hotelaria e turismo do Brasil. Atualmente, devido à uma série de iniciativas dos empreendedores, empresários e políticos, foram criadas comemorações nos mais diversos Municípios em todo o território nacional, do “Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro”. São iniciativas que valorizam os profissionais dos hotéis, resorts, albergues, entre outros meios de hospedagens, assim como, os responsáveis legais e operacionais dos restaurantes. Além disso, as entidades representativas das categorias também comemoram em parcerias com as Escolas de Gastronomia, Hotelaria e Turismo, através dos seus dirigentes, professores e acadêmicos.Com os grandes avanços tecnológicos, globalização da economia, desregulamentações dos mercados, a hotelaria está se adaptando. No Brasil, o mercado é competitivo e envolvem os hotéis independentes, redes de hotéis nacionais e redes de hotéis internacionais. Convém salientar que os profissionais de hotelaria podem ocupar cargos e funções em três principais setores indispensáveis da estrutura organizacional para realizar operações rotineiras: gerência, governança e recepção. O Gerente pode ser o responsável geral; corporativo; eventos; comercial; administrativo e marketing. No organograma de cada hotel pode ter chefias; supervisores, coordenadores, executivos (encarregado);assistentes: recepcionistas, garçons, equipes de A&B (alimentos e bebidas), incluindo cozinheiros,encarregados dos eventos, entre outros cargos e funções auxiliares: telefonista, camareiras, serviços gerais, jardineiros, manutenção.A tecnologia é intensiva de mão de obra gerando primeiros empregos e profissionais altamente qualificados. Os acionistas, diretores e operadores contratados reconhecem que os modelos operacionais devem apresentar bons resultados para que possam continuar atuando nos mercado, com base nos estudos e nas estratégias de posicionamentos, de custos ou de singularidades. Na realidade, as reduções de custos e novos perfis de consumidores, destacam que o atendimento humano é o grande diferencial em cada hotel e restaurante.O mesmo acontece com os trabalhos em agências de turismo, operadoras, companhias aéreas, parques, transportes, eventos. São destaques nos profissionais que trabalham nos meios de hospedagens e nos restaurantes a vontade de servir, com bom humor, e, em alguns setores, os domínios de outras línguas para atendimentos de consumidores estrangeiros. As comemorações destacam e valorizam os profissionais que fazem as opções por importantes serviços do bem receber e da alimentação fora do lar. Em algumas Cidades, os serviços disponíveis dos hoteleiros e restauranteiros podem criar diferenças inesquecíveis. Durante o Festuris 2024, em Gramado, os hoteleiros podem realizar comemorações destacando que os serviços podem ser transformados em indicações para outros consumidores ou não, dependendo dos profissionais envolvidos. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem