qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

LIÇÕES NÃO APRENDIDAS

Gilberto Jasper
_*Jornalista/[email protected]*

Seis meses depois da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, pouco mais de 50% dos recursos que os governos federal e do Estado prometeram foram liberados. Segundo os últimos levantamentos, há quase duas mil pessoas que ainda vivem em abrigos.
Temos, ainda, um contingente que “mora de favor”, com amigos, vizinhos e parentes. No Vale do Taquari, a região mais atingida, a situação é ainda mais dramática. Há centenas de pessoas vivendo de maneira indigna, sem privacidade, desde setembro do ano passado, na primeira das três enchentes que assolaram a região.
Entende-se que existem ações que exigem implementação a médio e longo prazo, mas a burocracia – marca registrada do Brasil – impõe dor, sofrimento e revolta a milhares de gaúchos. O governo federal criou um ministério, pomposamente batizado de “Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul”, cuja função era planejar e executar, com a máxima brevidade, soluções e minimizar as agruras de milhões de rio-grandenses.
A estrutura ganhou manchetes por meses a fio. Tivemos um sem número de comitivas vindas de Brasília. Houve uma enxurrada de entrevistas coletivas, fotos, vídeos com esmerada produção, além de ações maciças nas redes sociais e publicidade de rádio e TV. Prefeitos foram convocados para participar de atos, anúncios e solenidades. Muitos dirigentes municipais desistiram:
– O gasto para ir a Porto Alegre não compensa as migalhas que recebemos. E temos urgências no nosso município – confidenciou um prefeito do Vale do Taquari, amigo de longa data, indignado com o oba-oba em torno de obrigações das autoridades.
O governador Eduardo Leite tornou-se uma espécie de garoto propaganda, diuturnamente na mídia. Ele até apareceu em vídeos de alerta meteorológico. Algo de responsabilidade da Defesa Civil. Sem alarde, excesso de visibilidade e com discrição.
Parece que a população, chamada às urnas recentemente, reconheceu o esforço da maioria dos prefeitos de cidades assoladas pelas enchentes. A maioria conquistou a reeleição, apesar do discurso fácil da oposição. A população, pacata, ordeira e trabalhadora, não tem ânimos para protestar. Precisa reconstruir suas vidas. Espera pacientemente que um dia suas tragédias sejam levadas a sério.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con