sáb, 3 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Presidente e relator da Comissão Especial se reúnem com técnicos do Centro de Liderança Pública em SP

Fotos Rodrigo Savedra

Dentro do cronograma de atividades da Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico, os deputados presidente e relator, Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, estiveram na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Liderança Pública, em São Paulo. A partir de agendas como essa, a Comissão deve apresentar um diagnóstico e propor soluções efetivas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do RS.

O CLP é uma organização que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do BR. É ela que faz o Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades.

A reunião no CLP foi com Pedro Trippi, coordenador de Inteligência Técnica, Carla Marinho, Head de Relações Governamentais e Renato Alves, coordenador de Relações Públicas, que apresentaram a série histórica do Rio Grande do Sul, desde 2016, quando o ranking começou. “Temos muito a avaliar a partir dos dados do ranking e da compreensão dos parâmetros utilizados para avaliação de todos os estados. Essa análise dos pontos fortes e os pontos fracos do estado, por exemplo, comprovou que temos um problema crônico no quesito solidez fiscal e também na geração de emprego e potencial de empregabilidade”, destacou Rodrigo.

Também foi pauta da reunião, o aumento artificial dos investimentos do RS a partir do ano que vem, com recursos extraordinários do não pagamento da dívida do Estado.

Fonte: Site Rodrigo Lorenzoni

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a