sex, 8 de novembro de 2024

Variedades Digital | 02 e 03.11.24

Universo Pecuária movimenta região a partir desta terça-feira

Evento em Lavras do Sul contará fóruns e atrações culturais e gastronômicas com foco em promover a pecuária sustentável

Faltando poucos dias para o início do Universo Pecuária, a organização está com expectativas positivas para o evento, que ocorre de 29 de outubro a 3 de novembro, em Lavras do Sul (RS), junto com a tradicional Expolavras, que está em sua 80ª edição, e a Ovinofest. O motivo é uma programação intensa que foi preparada para receber os participantes, se consolidando como um espaço multifacetado e se apresentando como um ponto de encontro da pecuária sustentável, promovendo debates, fóruns e seminários sobre os principais avanços do setor.

De acordo com a diretora técnica do evento, Marcela Santana, o Universo Pecuária é uma oportunidade para produtores e técnicos se atualizarem com as novas tecnologias e práticas da pecuária. “O Universo Pecuária centraliza atividades de conhecimento e novas tecnologias, além de ser um espaço para networking e importantes conexões no mundo da pecuária”, explica. Além dos debates técnicos, o evento também proporciona uma rica programação artística, cultural e gastronômica. “O evento vai muito além da porteira”, destaca Marcela, ao mencionar que o eixo educação, cultura e turismo permeia todas as atividades.

Durante o evento, conforme a diretora técnica, haverá uma via gastronômica com oficinas diárias, feira do livro, exposição cultural e shows ao vivo, proporcionando uma integração entre a pecuária e a sociedade. A proposta é conectar a comunidade através da gastronomia, destacando o consumo de carne bovina, e de expressões culturais típicas da região. A programação do Universo Pecuária começa com o Fórum de Pecuária Sustentável e Mudanças Climáticas, com a palestra de abertura de Roberto Giolo, da Embrapa Pecuária de Corte. O fórum discutirá a pecuária sustentável e como o Brasil está avançando nesse mercado cada vez mais exigente. Em seguida, haverá um painel de debates sobre o projeto de descarbonização do Rio Grande do Sul e outras iniciativas voltadas à sustentabilidade no setor.

Entre os eventos tradicionais que ocorrem no âmbito do Universo Pecuária estão “O Pampa e o Gado”, que aborda a pecuária no bioma pampa, e o “Fórum de Gestão Rural” organizado pelo Senar RS. Outro destaque é o “Fórum Duas Safras”, uma parceria entre Senar RS, Embrapa e outras instituições, que discute a integração entre lavoura e pecuária. Além disso, o evento contará com o Fórum de Genética e Reprodução, que traz o renomado Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos comerciais no Brasil. Também dentro da programação, acontece o 33º Encorte, um dos mais tradicionais eventos do sul do Brasil, com foco em pecuária de corte. O Encorte trará palestrantes nacionais e internacionais, abordando os principais desafios e inovações do setor. “O Universo Pecuária é uma grande plataforma de difusão de conhecimento e tecnologia, e proporciona discussões relevantes para o futuro da pecuária no Brasil”, afirma Marcela.

O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a correalização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, com projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.

Nova diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer é empossada

Foi empossada na noite do dia 05 de novembro, a nova Presidente da Liga Feminina da Combate ao Câncer, VANESSA BRISOLLA CADEMARTORI, tendo como sua VIce: NÁDIA SADOVIK MUNHOZ, Secretaria: HILOIR GOMES COELHO, 2 Secretaria: MAGDA DENISE VIGÂNCIO GONÇALVES, Tesoureira: SUZANI BADRA DE BRITTO. Com Sede nova, sedida pela Senhora CARMEM MARIA GUERRA BRISOLLA, que está situada na Rua General

Produtores de trigo do RS poderão vender até 200 mil toneladas do cereal para a Conab

Anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira Produtores de trigo do Rio Grande do Sul poderão vender ao Governo Federal até 200 mil toneladas do grão da safra 2024/2025, por meio do mecanismo de Aquisição do Governo Federal (AGF), previsto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A compra

TCE-RS lança painel de acompanhamento de recursos públicos destinados à recuperação do Estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou à imprensa hoje (7), a primeira versão do painel de acompanhamento de recursos públicos destinados à recuperação do Rio Grande do Sul, o “Reconstrução RS”. A ferramenta, disponível na seção de serviços do portal da instituição, faz parte do “Projeto Controle Social” do TCE-RS. O painel permite que os cidadãos monitorem os