ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Primeiro concurso de carnes do Brasil avaliará características sensoriais ao consumidor

O primeiro concurso de carnes do Brasil será realizado durante o Universo Pecuária, evento que ocorre em Lavras do Sul (RS)

O evento, organizado pelo Universo Pecuária, Instituto Desenvolve Pecuária, o sommelier de carnes André Madruga e Douglas Parrillero, acontecerá na noite do dia 1º de novembro e terá como foco as características organolépticas da carne bovina, ou seja, aquelas percebidas pelo consumidor, como sabor, textura e suculência, ao invés das tradicionais avaliações das carcaças bovinas.

Madruga, um dos líderes da iniciativa, diz que o concurso é uma inovação no país. “Vamos avaliar o que o consumidor sente ao saborear uma boa carne no churrasco, de maneira similar aos concursos de vinhos, que analisam as características sensoriais”, explica Madruga. “Será uma oportunidade de premiar e valorizar as melhores marcas de carne bovina, dando reconhecimento no mercado”, complementa.

As marcas que participarem poderão exibir prêmios — ouro, prata ou bronze — em seus pontos de venda, sinalizando ao consumidor a alta qualidade sensorial de seus produtos. “Queremos que o público tenha acesso a carnes de excelente padrão e que o concurso se torne uma referência de qualidade”, observa o sommelier.

A diretora técnica do Universo Pecuária, Marcela Santana, salienta que o concurso é mais uma ferramenta de comunicação sobre a diferenciação de carnes, servindo para a educação do público consumidor e não apenas uma competição. “Além dos prêmios que levam em consideração oito atributos avaliados, teremos premiação de carne mais macia e carne mais saborosa, pois são características buscadas por consumidores, mas que nem sempre andam de forma conjunta”, ressalta.

Já a diretora executiva do Instituto Desenvolve Pecuária, Elísia Corrêa, destaca que a entidade expressa seu apoio entusiástico ao concurso de carne que está prestes a ocorrer, uma iniciativa visionária do ex-presidente Luis Felipe Barros em colaboração com André Madruga. Lembra que este evento, que visa destacar a excelência da carne gaúcha, é considerado pela atual presidente, Antonia Scalzilli, como uma ação necessária e de grande importância. “A promoção da carne gaúcha não só fortalece a economia local, mas também celebra a rica tradição e qualidade que a região oferece. O Instituto acredita que este concurso será uma plataforma vital para impulsionar o reconhecimento nacional e internacional dos produtos gaúchos”, frisa.

Além de promover o consumo de carne bovina, o concurso busca incentivar a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, especialmente no desenvolvimento cognitivo e muscular das crianças. A intenção é expandir o concurso em edições futuras para todo o Brasil, avaliando carnes de diferentes regiões e incentivando o consumo de produtos de qualidade.

O Universo Pecuária que ocorrerá de 29 de outubro a 3 de novembro, tem projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, e é realizado pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul com as parcerias da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.