qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

AEROPORTO SALGADO FILHO TEM REABERTURA OFICIAL NESTA SEXTA-FEIRA

Ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta, vice-governador Gabriel Souza e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado Frederico Antunes, estarão presentes

Depois de mais de 160 dias sem receber voos comerciais devido às fortes enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, o aeroporto Salgado Filho, maior terminal em movimentação de passageiros da região Sul, retoma suas operações. A reabertura oficial ocorrerá às 10h desta sexta-feira (18), conduzida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O evento contará com a presença do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, do vice-governador Gabriel Souza, do presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado Frederico Antunes, além de autoridades do setor aéreo e parlamentares estaduais.

Neste primeiro momento, o aeroporto terá capacidade para receber 128 voos diários de rotas nacionais, operando entre 8h e 22h. A operação será parcial, com a pista reduzida a 1.730 metros. Na próxima segunda-feira (21), quando as operações forem retomadas, estão previstos cerca de 71 voos confirmados. Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a previsão é que a retomada integral ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pouso e decolagem será totalmente utilizada, incluindo o retorno das operações de voos internacionais.

Fechado em 3 de maio, o aeroporto Salgado Filho teve cerca de 75% de sua pista de pousos e decolagens submersa por semanas. Para retomar as operações cumprindo todos os critérios internacionais de segurança, o Governo Federal e a Fraport elaboraram um plano de recuperação da infraestrutura. Em 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros, com voos realizados a partir da Base Aérea de Canoas, localizada a aproximadamente 10 quilômetros de distância do Salgado Filho.

Foto: Cedida

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con