seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Professora da Unipampa ministra oficina na Semana Binacional de Relações Internacionais

Carmela Marcuzzo é graduada, mestre e doutora em Letras e História das Relações Internacionais pela Leiden University

Nesta quarta-feira (16), a professora doutora, Carmela Marcuzzo, ministra na IV Semana Binacional de Relações da Unipampa. Com a temática “Justiça Climática: Desafios e Perspectivas”, a docente traz  um olhar crítico e atual sobre as problemáticas ambientais.

Além disso, Marcuzzo também abordará a justiça climática como Norma Peremptória, através da análise do caso da Associação Suíça de Mulheres Sênior para Proteção Climática na Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH). A oficina é gratuita e inicia às 14 horas, na sala 13, da Unipampa Sant’Ana do Livramento, localizada na rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro.

A IV Semana Binacional de Relações Internacionais ocorre nos dias 15, 16 e 17 de outubro com diversas oficinas e palestras abertas ao público.

Segundo a docente, o evento auxilia na compreensão dos eventos climáticos sob a ótica jurídica. “Será analisado o primeiro julgamento favorável a este reconhecimento realizado na Corte Europeia de Direitos Humanos. Tema de extrema relevância para compreender os aspectos jurídicos da emergência climática”, frisou Marcuzzo.

 

Perfil Docente

Carmela Marcuzzo é graduada, mestre e doutora em Letras e História das Relações Internacionais pela Leiden University, nos Países Baixos, graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Direito Público e mestre em História Contemporânea da América Latina também pela Leiden University.

Além disso, também é docente efetiva do curso de Direito e Especialização em Direitos Fundamentais, Fronteira e Justiça da Unipampa, com atuação nas Relações Internacionais; Direito Constitucional; Direito Internacional; Direito Tributário/Aduaneiro; Direito Administrativo e Direito Penal Internacional.

Ingresaron a la casa de una familia riverense y le hurtaron la bicicleta eléctrica

La inseguridad está “latente” en la frontera Santana Do Livramento (Brasil) – Rivera (Uruguay). En esta ocasión el hecho delictivo se registró en una casa ubicada sobre calle Angelo Melli, en la zona de barrio Fluminense en Santana Do Livramento, en la cual habita una familia uruguaya, a la cual ingresaron delincuentes y hurtaron una bicicleta electrica modelo Eaggo 2.0.

Vídeo: Zucco denuncia suposta “manobra do governo”

O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), gravou um vídeo denunciando a manobra do governo, que liberou R$ 3,2 bilhões em emendas na sexta-feira, justamente na semana que antecede a discussão do projeto da Anistia, prevista para a próxima reunião de líderes, na terça-feira. Para Zucco, é uma clara tentativa de comprar apoio e calar vozes contrárias, somada às