qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

TCE-RS orienta municípios sobre a Primeira Infância

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promoverá em 14 de outubro, das 14h às 17h30, o evento “ Os municípios e a Primeira Infância: Prioridade na elaboração das leis orçamentárias”. O evento será realizado na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.

Com o objetivo de sensibilizar gestores públicos municipais e estimular o tratamento prioritário na elaboração das leis orçamentárias sobre a primeira infância, o evento abordará os seguintes temas: Primeira Infância: Cuidando do que mais importa, apresentado pela Auditora de Controle Externo do TCE-RS, Juliana Fofonka (TCE-RS); Primeira Infância e as políticas públicas municipais, ministrado pela diretora de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Marina Fragata; Primeira Infância nas Leis Orçamentárias, apresentado pelo conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola e Experiência estadual de orçamento para Primeira Infância e orientações para elaboração das leis orçamentárias, painel ministrado pelo auditor de controle externo, Leo Arno Richter e Antônio Cargnin, do gabinete de Projetos Especiais do vice-governador.

O RS possui 875.452 crianças de zero a seis anos, segundo o Censo do IBGE de 2022. De acordo com Juliana Fofonka o Estado possui muitos desafios nesta faixa etária, o que fundamenta a atuação TCE-RS em relação à economicidade, eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas voltadas à primeira infância no estado, seja na perspectiva da fiscalização ou da orientação.

Para participar de forma presencial, realize a sua inscrição aqui. ( https://tcers.tc.br/escola/inscricoes-em-cursos-e-eventos/ )

Para participar de forma on-line, clique aqui. ( https://ead.tce.rs.gov.br/moodle/login/index.php )

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos