qui, 16 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Chefe do Cartório Eleitoral Célia Luiza Escosteguy fala sobre o processo eleitoral

Você sabe o que pode e o que não pode nas eleições?

Segundo Célia, até o momento o processo está sendo de forma tranquila, com poucas incidências, ela afirma que o trabalho desenvolvido pelos órgãos atuantes foi muito bem organizado e destaca a segurança das urnas.

Os órgãos públicos estão operando com a mesma finalidade: propiciar um ambiente de tranquilidade para que o eleitor possa exercer o seu direito de voto de forma serena e pacífica.
Ela  também evidencia sobre os crimes eleitorais: “o que se pode realizar é a manifestação espontânea do eleitor, mas de uma forma ordeira e silenciosa”. As manifestações silenciosas e individuais são: utilização de vestimentas com fotos, número de candidatos, postar fotos no local no deslocamento ou local de votação, na urna não é permitido. 

Não pode

Pedir voto, espalhar santinho de candidato, estar aglomerado e  compartilhar propaganda de candidatos.  

Germano Rigotto

Resumo de quinta-feira, dia 16/10/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Juristas pressionam Lula por uma ministra no STF   GLOBO – Trump autoriza ação secreta da CIA na Venezuela e não descarta ataque   FOLHA DE S.PAULO – Trump autoriza ação secreta da CIA na Venezuela para derrubar Maduro   O ESTADO DE S.PAULO – Trump infiltra a

Oposição lança pacote de ações para investigar novo escândalo bilionário nos Correios

  A Oposição na Câmara dos Deputados reagiu à articulação do governo Lula para viabilizar um empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada pelos parlamentares como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após