sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Chefe do Cartório Eleitoral Célia Luiza Escosteguy fala sobre o processo eleitoral

Você sabe o que pode e o que não pode nas eleições?

Segundo Célia, até o momento o processo está sendo de forma tranquila, com poucas incidências, ela afirma que o trabalho desenvolvido pelos órgãos atuantes foi muito bem organizado e destaca a segurança das urnas.

Os órgãos públicos estão operando com a mesma finalidade: propiciar um ambiente de tranquilidade para que o eleitor possa exercer o seu direito de voto de forma serena e pacífica.
Ela  também evidencia sobre os crimes eleitorais: “o que se pode realizar é a manifestação espontânea do eleitor, mas de uma forma ordeira e silenciosa”. As manifestações silenciosas e individuais são: utilização de vestimentas com fotos, número de candidatos, postar fotos no local no deslocamento ou local de votação, na urna não é permitido. 

Não pode

Pedir voto, espalhar santinho de candidato, estar aglomerado e  compartilhar propaganda de candidatos.  

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da