qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Cartório Eleitoral de Livramento usará drones para monitorar eleições municipais

O Cartório Eleitoral e a Polícia Federal, utilizando drones, farão a fiscalização aérea das eleições de Livramento
FOTO: ilustrativa (Ronaldo Oliveira/EPTV)

No próximo domingo (06), o Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, em conjunto com a Polícia Federal, irá realizar o monitoramento das eleições municipais por meio de drones. A ação visa garantir a integridade do processo eleitoral, monitorando locais de votação e pontos suspeitos de crimes eleitorais.

Nesta terça-feira (01), em entrevista ao programa Boa Tarde Cidade, da rádio RCC FM 95.3, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Luisa Arteche Escosteguy, explicou que os drones serão utilizados principalmente para coibir práticas ilegais, como o transporte irregular de eleitores, boca de urna e o derrame de santinhos nas proximidades dos locais de votação. “A Polícia Federal estará atenta e fazendo o monitoramento por drones”, destacou Célia.

Mudanças em Seções Eleitorais

Além da vigilância intensificada, Célia também anunciou mudanças em algumas seções eleitorais. As seções de número 06, 13, 15, 28, 78 e 118, retornarão para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Já as seções 47, 77, 86 e 100, que antes estavam na Escola Maurício Cardoso, serão transferidas para o Instituto Livramento.

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por