qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Cartório Eleitoral de Livramento usará drones para monitorar eleições municipais

O Cartório Eleitoral e a Polícia Federal, utilizando drones, farão a fiscalização aérea das eleições de Livramento
FOTO: ilustrativa (Ronaldo Oliveira/EPTV)

No próximo domingo (06), o Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, em conjunto com a Polícia Federal, irá realizar o monitoramento das eleições municipais por meio de drones. A ação visa garantir a integridade do processo eleitoral, monitorando locais de votação e pontos suspeitos de crimes eleitorais.

Nesta terça-feira (01), em entrevista ao programa Boa Tarde Cidade, da rádio RCC FM 95.3, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Luisa Arteche Escosteguy, explicou que os drones serão utilizados principalmente para coibir práticas ilegais, como o transporte irregular de eleitores, boca de urna e o derrame de santinhos nas proximidades dos locais de votação. “A Polícia Federal estará atenta e fazendo o monitoramento por drones”, destacou Célia.

Mudanças em Seções Eleitorais

Além da vigilância intensificada, Célia também anunciou mudanças em algumas seções eleitorais. As seções de número 06, 13, 15, 28, 78 e 118, retornarão para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Já as seções 47, 77, 86 e 100, que antes estavam na Escola Maurício Cardoso, serão transferidas para o Instituto Livramento.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con