seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Cartório Eleitoral de Livramento usará drones para monitorar eleições municipais

O Cartório Eleitoral e a Polícia Federal, utilizando drones, farão a fiscalização aérea das eleições de Livramento
FOTO: ilustrativa (Ronaldo Oliveira/EPTV)

No próximo domingo (06), o Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, em conjunto com a Polícia Federal, irá realizar o monitoramento das eleições municipais por meio de drones. A ação visa garantir a integridade do processo eleitoral, monitorando locais de votação e pontos suspeitos de crimes eleitorais.

Nesta terça-feira (01), em entrevista ao programa Boa Tarde Cidade, da rádio RCC FM 95.3, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Luisa Arteche Escosteguy, explicou que os drones serão utilizados principalmente para coibir práticas ilegais, como o transporte irregular de eleitores, boca de urna e o derrame de santinhos nas proximidades dos locais de votação. “A Polícia Federal estará atenta e fazendo o monitoramento por drones”, destacou Célia.

Mudanças em Seções Eleitorais

Além da vigilância intensificada, Célia também anunciou mudanças em algumas seções eleitorais. As seções de número 06, 13, 15, 28, 78 e 118, retornarão para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Já as seções 47, 77, 86 e 100, que antes estavam na Escola Maurício Cardoso, serão transferidas para o Instituto Livramento.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem