qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

O dia mais importante do ano

O DIA MAIS IMPORTANTE DO ANO
Gilberto Jasper
Reclamar é o esporte nacional mais conhecido e antigo do Brasil. A este hábito segue-se a terceirização da culpa para tudo de ruim que acontece no país. A omissão é um traço comum do caldo cultural verde-amarelo. Se um produto está caro, mete-se o pau nas redes sociais. Fazer boicote ou trocar de marca? Nem pensar!
Este comportamento se intensifica a cada dois anos, período que separa eleições municipais das, estaduais e federais. Domingo teremos a mais preciosa oportunidade de influenciar na melhoria de nosso cotidiano. Prefeito e vereadores têm o poder de transformar a realidade local.
Infelizmente, sob o pretexto de que “político é tudo igual, ladrão e corrupto”, parcela significativa do eleitorado se omite ou vota por obrigação no primeiro nome que vem à cabeça. Ou aquele que está no folheto recebido a poucos metros da sessão eleitoral.
É fácil culpar quem procede desta maneira, mas é algo muito comum. Na última eleição municipal, oito amigos – todos com curso superior – me ligaram a caminho das urnas.
– Tu, que gosta de política e já trabalhou nisso… indica um um nome de candidato a vereador para me indicar!
Este era o pedido. Confesso meu desapontamento por achar que eram pessoas minimamente informadas para o que, na minha opinião, é um ato que transcende a obrigatoriedade: o voto.
       Muitos defendem que o voto seja facultativo. Mas aí eu pergunto: a cada pleito, cresce o percentual dos que se ausentam das urnas. Se o voto não fosse obrigatório quantos votariam? E quantos exigiram favores, cesta básica ou emprego para os filhos para ir à sessão eleitoral?
       Dia 6 é um dia decisivo. À exceção dos grandes centros urbanos, os eleitores conhecem a vida pregressa dos candidatos. Sabem da trajetória dos pretendentes, se foram empreendedores, se tiveram sucesso profissional, se têm ética, correção e decência na prática e não só  nos folhetos, vídeos e banners. Em cidades grandes, com a onipresença da internet, também é possível vasculhar a biografia dos candidatos para saber quem são de verdade.
       Longe de ser uma obrigação chata que por vezes exige paciência para encarar uma fila, votar é um gesto de amor e cidadania. É prova de compromisso com nosso município, amigos e familiares.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já