qua, 24 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Dia Nacional do Rádio: celebrando a revolução na comunicação

A Rádio RCC FM se tornou uma fonte confiável de informação e um ponto de conexão para a comunidade
Foto: Arquivo A Plateia

O Dia Nacional do Rádio é comemorado, no Brasil, no dia 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Edgard Roquette-Pinto, conhecido como o “pai” da radiodifusão do país. Este dia oferece a oportunidade de pensar sobre o papel do rádio como meio de comunicação e como evoluiu ao longo dos anos.
Com a transmissão da fala do presidente Epitácio Pessoa durante as comemorações do Centenário da Independência, dia 7 de setembro de 1922, a história do rádio no Brasil começou oficialmente. No entanto, Roquette-Pinto e Henrique Morize fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio do país, em 20 de abril de 1923. Essa emissora visava promover a educação e a cultura, utilizando o rádio como uma ferramenta poderosa para se comunicar com a população.

O visionário Roquette-Pinto acreditava que o rádio poderia ser um instrumento de transformação social, levando conhecimento e informação a todo o país. Sua contribuição foi essencial para o avanço da radiodifusão no Brasil, e sua visão continua a inspirar novas gerações de comunicadores.

A RCC FM 95.3 é uma das principais emissoras de rádio de Sant’Ana do Livramento e do estado do Rio Grande do Sul. A RCC FM faz parte do Grupo A Plateia, fundada em 1983, e tem contribuído para a vida da sociedade local e regional, sempre empenhada em ações sociais. A rádio se tornou uma fonte confiável de informações e um local de conexão para a comunidade com sua programação variada que inclui notícias, música e entretenimento.
Uma emissora é conhecida por seu compromisso com a qualidade e a relevância de seu conteúdo, quando atinge um público adulto e engajado. Além disso, a RCC FM se adapta às mudanças tecnológicas e agora transmite online, permitindo que os ouvintes acompanhem a programação de qualquer lugar do mundo.

Desde seus primórdios, o rádio tem sido um meio de comunicação acessível e democrático. O meio é indispensável para chegar a pessoas em locais remotos, estabelecer conexões com as comunidades e fornecer informações cruciais durante situações diversas. No Dia Nacional do Rádio, celebramos a história do rádio e as mudanças que ele faz na sociedade.
A RCC FM 95.3 é um bom exemplo como uma rádio pode crescer e permanecer relevante, mantendo sua missão de informar, educar e divertir. Em um mundo cada vez mais digital, o rádio continua sendo uma parte constante e confiável da vida das pessoas, demonstrando que sua essência permanece inalterada apesar dos avanços tecnológicos.

Bolsonaro fecha apoio a Tarcísio para eleição presidencial

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar as eleições presidenciais com seu apoio. O acordo foi costurado com os líderes do PP e do União Brasil. A dúvida agora é quando a decisão será anunciada. A coluna apurou que há um racha em relação ao calendário. Um grupo defende esperar

Audiência na Câmara debate monitoramento de redes sociais por órgãos públicos

No dia 24 de setembro de 2025, a Câmara dos Deputados, em Brasília, promoveu uma audiência pública para discutir o monitoramento e o controle de redes sociais por órgãos públicos. A atividade foi organizada pela Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura, ligada à Comissão de Comunicação, a partir de requerimentos do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O objetivo foi debater

Em menos de 48 horas, novo relator dá parecer favorável a projeto que extingue taxa do CRLV

Após 18 meses de espera, o Projeto de Lei 599/2023 – que extingue a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – teve sua tramitação finalmente destravada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS. A mudança ocorreu graças à rápida atuação do novo relator, deputado Gustavo Victorino, que apresentou parecer