qui, 17 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

O Impacto do Alfabetiza Tchê nas Escolas Gaúchas

Programa já beneficia alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Foto: Facebook da Secretaria de Eduacação RS

No último domingo (08) foi comemorado o Dia Internacional da Alfabetização, data declarada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1967.

O Projeto Alfabetiza Tchê está impulsionando a educação no Rio Grande do Sul. Este programa estadual foi criado pelo Decreto 56.674/2022 para garantir que todas as crianças da rede pública gaúcha aprendam a ler e escrever até o final do segundo ano do ensino fundamental. O objetivo da iniciativa é atender às necessidades educacionais da área, promovendo a alfabetização e a apreciação da cultura local.

O Material Didático Complementar (MDC), que fornece suporte adicional ao trabalho dos professores em sala de aula, é um dos destaques do Alfabetiza Tchê. Este material é inteiramente voltado à cultura gaúcha, permitindo que as crianças se identifiquem e se vejam refletidas no conteúdo que estudam. O MDC, chamado de “Trilhas da Leitura e da Escrita”, é composto por dois volumes e inclui atividades que se baseiam nas habilidades especificadas no Referencial Curricular Gaúcho (RCG). O MDC é um recurso útil que ajuda os educadores a fazerem seu trabalho diário e coloca a cultura gaúcha no centro do processo educacional.

“Nas regiões afetadas pelas enchentes tivemos muitas perdas do MDC, por exemplo, além do tempo que as crianças ficaram sem aulas. A reposição desse material está sendo providenciada, relata a Assessora Pedagógica da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (19ª CRE), Vanessa Vargas.

Os cinco eixos principais do programa são o apoio à aprendizagem, a melhoria da gestão escolar e municipal, a formação de professores, a avaliação externa e o acompanhamento e monitorização dos indicadores. Além disso, cooperação, colaboração e incentivo são os principais elementos do programa. Cada um desses eixos é essencial para o sucesso e execução do projeto.

A avaliação externa, o acompanhamento e o monitoramento dos indicadores permitem medidas e monitoramento do progresso dos alunos. Por fim, a cooperação, articulação e incentivo envolvem parcerias com várias entidades para aumentar a rede de apoio ao programa.

Os alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das redes municipais e estaduais são beneficiados pelo Alfabetiza Tchê, que já está disponível em todos os municípios gaúchos. Além disso, o programa monitora a fluência de leitura dos alunos por meio de avaliações realizadas em conjunto com a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). Essas avaliações são essenciais para identificar áreas de melhoria e garantir que todas as crianças sigam no caminho da alfabetização.

O Material Didático Complementar (MDC), que aproxima o aprendizado da vida real das crianças, também tem agradado pais e alunos. A incorporação da cultura local nos materiais educacionais melhora o processo de aprendizagem e fortalece a identidade cultural das crianças, criando um senso de pertencimento e valorização das tradições gaúchas.

Deputado Bohn Gass convida Ministério da Saúde para Audiência Pública sobre Políticas de Saúde na Fronteira Brasil–Uruguai

  Brasília, 15 de julho de 2025 – O Deputado Federal Bohn Gass (PT/RS), integrante da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do MERCOSUL, esteve hoje no Ministério da Saúde para convidar oficialmente autoridades da pasta a participarem da Audiência Pública sobre Políticas de Saúde na Fronteira Brasil–Uruguai, que será realizada no próximo dia 22 de agosto, na Câmara

Fundo do Idoso – Beto Albuquerque

Acompanhe através do link o vídeo que Beto Albuquerque postou em suas redes sociais: https://www.instagram.com/reel/DMLWsdvxBnx/?igsh=MTlhZWZrMmhiZ3F1NQ%3D%3D Acompanhando de perto cada centavo do Fundo do Idoso. A boa política se faz com fiscalização e respeito a quem construiu nosso país. Nosso olhar é pelos seus direitos!