O Badesul Desenvolvimento,agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec),liberou R$ 10,1 milhões em financiamentos para empresas de turismo localizadas em cidades gaúchas atingidas pelas enchentes desde maio deste ano. Os contratos de crédito utilizaram a linha Fungetur Emergencial do Ministério do Turismo e ocorreram por meio da parceria com o Sicredi Central Sul/Sudeste, formalizada no dia 16 de julho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Os recursos foram direcionados para micro, pequenas e médias empresas, em especial hotéis, restaurantes, transportadoras e vinícolas situadas em municípios em estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Guaporé, São Vendelino, Encantado e Veranópolis, dentre outras. O crédito beneficiou 28 empreendedores.
O titular da Sedec, Ernani Polo, detalha a importância da conexão entre instituições para apresentar soluções. “Reflete o esforço do governo do RS em alcançar recursos para os empreendimentos afetados para que possam retomar as atividades de turismo, tão importantes para a economia gaúcha”, disse
“Essa união com o Sicredi favoreceu a atuação do Badesul no interior do Rio Grande do Sul, facilitando a oferta de valores aos empresários que necessitavam, estimulando a manutenção dos negócios e dos empregos. É um trabalho árduo e contínuo de todos pela recuperação do estado”, disse o presidente da agência de fomento, Claudio Gastal.
Badesul e Sicredi Central Sul/Sudeste
Iniciada em março de 2024, a parceria entre o Badesul e o Sicredi Central Sul/Sudeste concedeu mais de R$ 19 milhões em financiamentos. As operações foram efetuadas por meio da linha Fungetur até a catástrofe climática; após, o Ministério do Turismo disponibilizou uma linha emergencial, que permanece ativa e com saldo a ser liberado para financiamentos do setor de turismo.