seg, 9 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Sebrae RS promove ações estratégicas na Semana Binacional de Inovação

Discussões visam o fortalecimento de startups e pequenas empresas na fronteira

A fronteira de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai, se prepara para receber mais uma edição da Semana Binacional de Inovação (SBI), um evento que busca reforçar a posição das duas cidades como impulsionadoras da inovação na região. Realizado pelo Ecossistema Local de Inovação Área B, o evento acontece de 2 a 6 de setembro de 2024, com uma programação diversificada que abrange temas desde ciência e tecnologia até economia criativa e empreendedorismo social.

A participação do Sebrae RS como um dos organizadores da SBI reflete o apoio da instituição para as iniciativas de inovação na fronteira. “A nossa presença na Semana Binacional da Inovação reflete o compromisso do Sebrae em contribuir para o desenvolvimento regional através da inovação”, comenta Márcio da Silva, analista de articulação de Projetos de Inovação do Sebrae RS.

Programação diversificada

No dia 3, a programação acontece no Espaço de Negócios do Sebrae, na Rua dos Andradas, 483. Às 14h, o Sebrae vai apresentar sua visão sobre a sustentabilidade na gestão rural no “Ecoinovação no Bioma Pampa: Projeto Fitopampa”. À noite, a instituição promoverá, em parceria com o Sicoob Vale do Vinho, a palestra “Construindo e Fortalecendo Ecossistemas de Inovação”, conduzida por Natalia Canever, gestora de Projetos de Inovação do Sebrae RS. A palestra ocorrerá das 19h às 21h. “A ideia é discutir um pouco sobre as oportunidades e ameaças que esses ecossistemas enfrentam, além de aprender com as experiências compartilhadas por Natalia”, explica Márcio.

No dia 4, as atividades acontecem na Dambo, em Rivera, tendo diversos parceiros envolvidos. A programação inicia com o SBI Arena Pitch, das 9h às 11h30, que dará às startups da região e convidadas uruguaias a oportunidade de apresentar suas ideias para potenciais investidores. À tarde, a partir das 16h30, acontece o “Conexión Binacional – Encuentro Empresarial para Innovación y Expansión”, uma rodada de conexão e brainstorming de ideias entre empresários do Brasil e do Uruguai, além do “Fronteiras Científicas”, que apresentará um panorama laboratorial binacional.

Além dessas atividades, à noite, a partir das 19h, colaboradores do Sebrae RS conduzirão discussões sobre oportunidades para o desenvolvimento da região. O gestor de Projetos de Agronegócio do Sebrae RS, André Bordignon discutirá a temática da Identificação Geográfica e produtos com Terroir RS. Em seguida, o especialista de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Gustavo Schneck Moreira, conduzirá a palestra “Pensando Inovação Aberta como Modelo de Negócio”. Encerrando o dia, o X Hours – SebraeX proporcionará um momento de interação e descontração entre os participantes.

Para a empresária e integrante da Área B, Cintia Lee Martínez, a participação ativa do Sebrae RS na Semana Binacional de Inovação, assim como em outras ações desenvolvidas pela Área B, reafirma o compromisso da instituição em promover a inovação como um pilar estratégico para o crescimento regional. “A Área B e a Semana Binacional de Inovação simbolizam a transformação de Livramento e Rivera em um verdadeiro hub de inovação, onde o desenvolvimento sustentável e a criatividade são impulsionados pela colaboração e pela união dos dois países”, destaca Cintia Lee Martínez, empresária e integrante da Área B.
Para mais informações sobre a programação completa e inscrições, acesse o Instagram @areabinacional.

TCE-RS e MP-RS realizam seminário sobre licitações e contratações públicas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-RS), realizou hoje (06) o seminário “Licitações e Contratações Públicas Durante o Estado de Calamidade”, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP-RS. Durante a abertura do evento, o diretor da Direção de Controle e Fiscalização (DCF), Roberto Tadeu, falou sobre as

MILHÕES E RECONSTRUÇÃO

Gilberto Jasper _*Jornalista/[email protected]* O Ministério da Reconstrução, criado no embalo das consequências da maior enchente da história do Rio Grande do Sul, está com os dias contados. Em breve, o titular da pasta, Paulo Pimenta, voltará para Brasília, onde comanda a Secretaria de Comunicação, segmento que deveria ter um ministério próprio, mas isto é outro assunto. Se dependesse disso, o

Estudo sobre impactos do tradicionalismo na economia gaúcha é divulgado na terça-feira -feira (10/9)

Aviso de pauta Estudo sobre impactos do tradicionalismo na economia gaúcha é divulgado na terça-feira -feira (10/9) A divulgação do estudo intitulado ‘A participação do Tradicionalismo no PIB do Rio Grande do Sul’, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e realizado pela Universidade Feevale e entidades do setor acontecerá nesta terça-feira (10/9), ás 13h, no Parque Harmonia, em Porto Alegre.