sex, 13 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Sinergia Ambiental e Econômica: Encontro Técnico-Científico em Sant’Ana do Livramento

Evento na UNIPAMPA promove sustentabilidade na viticultura e fruticultura do Bioma Pampa
Foto: A Plateia

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Auditório da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) em Sant’Ana do Livramento será o cenário de um evento técnico-científico de grande relevância para a região: “Viticultura e Fruticultura no Bioma Pampa: Sinergias Ambientais e Econômicas”. Este evento promete reunir especialistas, pesquisadores e produtores para discutir práticas sustentáveis e inovações tecnológicas no cultivo de uvas e frutas no bioma Pampa.

A viticultura e a fruticultura são setores agrícolas de extrema importância para a economia e a sustentabilidade ambiental da região do Pampa. Este evento visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, destacando as políticas públicas e privadas de apoio à inovação científico-tecnológica e à produção agrícola. A sinergia entre a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico será um dos principais focos das discussões.

No primeiro dia, 29 de agosto, as atividades começam às 9:00 com o início das inscrições e um coffee break. Às 10:00, ocorre a abertura oficial do evento. Às 10:30, haverá uma palestra sobre políticas públicas e privadas de apoio à inovação científico-tecnológica e à produção agrícola, com a participação de Eduardo Paia, Diretor Executivo da Consevits (Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul), do Professor Valerio Pillar da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e de um representante do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil). Após a palestra, às 12:15, os participantes terão um intervalo para o almoço.

Às 13:30, a programação retorna com uma discussão sobre a qualidade dos vinhos da Campanha, conduzida por Marcos Gabbardo da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) e um representante da Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha. Às 15:00, haverá um coffee break, seguido, às 15:30, por uma palestra sobre manejo da nutrição vegetal e qualidade do vinho, com Dr. Gustavo Brunetto da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Fabricio Domingues, consultor. Às 17:00, será discutido o potencial de variedades de uvas para a região da Campanha, com a participação de Taiana Madeira da Bueno Wines, Gabriela Potter da Vinícola Guatambu, Marcos Gabbardo da UNIPAMPA e Afrânio Moraes Filho da Cordilheira de Sant’Ana. O dia se encerra às 18:00 com uma degustação de vinhos do Pampa harmonizados com petiscos da cultura alimentar regional.

No segundo dia, 30 de agosto, as atividades começam às 8:30 com uma palestra sobre os potenciais tecnológicos, econômicos e ambientais da viticultura e fruticultura no Bioma Pampa, apresentada por Rodrigo da Silva Dutra do IBAMA e Dr. Gustavo Brunetto da UFSM. Às 10:00, haverá um coffee break. Às 10:30, a discussão será sobre controle biológico e bioinsumos na viticultura e fruticultura do Pampa, com Marcos Almanca do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) e Leandro Venturin da UCS (Universidade de Caxias do Sul). O evento se encerra às 12:00 com agradecimentos e encerramento oficial.

    Crédito: Marcos Nagelstein/MTur Destinos

“O grupo de pesquisa da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) há mais de 20 anos estamos gerando conhecimento e pesquisa aqui na região de Sant’Ana do Livramento e outros municípios, sempre em parceria com a UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e outras instituições que são parceiras. A ideia do evento é basicamente mostrarmos os resultados de pesquisa obtido por instituições em experimentos e ensaios; e nesse evento divulgar esse conhecimento aos produtores, estimularmos os estudantes a se engajarem nos estudos relacionados a vitivinicultura. É um evento de difusão. Levar o conhecimento ao usuário, relatou Gustavo Brunetto, professor da UFSM.

Este evento representa uma oportunidade única para fortalecer a integração entre pesquisa acadêmica e práticas agrícolas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental no Bioma Pampa. A participação de renomados especialistas e a diversidade de temas abordados garantem um enriquecimento significativo para todos os envolvidos.

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a