qui, 9 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Fórum discute a reconstrução gaúcha na Expointer

Fórum discute a reconstrução gaúcha na Expointer - Foto: Eliezer Falcão

A retomada gaúcha após as enchentes foi tema do Fórum da Reconstrução do Rio Grande, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) e a rádio Guaíba nesta terça-feira (27/8), no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) , na Expointer. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, foi um dos painelistas do evento, falando sobre a economia do Estado neste momento de reconstrução.

O titular da Sedec iniciou sua fala citando o histórico fiscal do RS, que veio de um período de déficit e que, só nos últimos anos, vem alcançado o equilíbrio, melhorando, assim, as condições para investimentos em setores estratégicos. O secretário explicou que a pandemia e as enchentes abalaram esse processo de reequilíbrio mas que, com um trabalho muito bem planejado, o governo estadual consegue que suas ações tenham o melhor resultado possível.

Um dos exemplos da importância que o governo dá para o planejamento é o Plano de Desenvolvimento do RS, que teve seu lançamento – em junho- adiado devido às enchentes, mas que terá sua conclusão em breve. Além de identificar as potencialidades da economia tradicional, ele também vai mapear novas oportunidades de investimento para o Estado, como em tecnologia e energias renováveis, sendo um grande “guarda-chuva” para ações do futuro do RS.

Polo falou também sobre a Agência de Promoção e Atração de Investimentos, criada para que o Rio Grande do Sul tenha mais proatividade na busca de investidores e na abertura de mercados, e que está em fase de construção.

O secretário terminou sua fala com uma mensagem de otimismo. “Nosso povo tem muita coragem e capacidade empreendedora, demonstrada , por exemplo, pelo desbravamento de vários lugares do Brasil pelos gaúchos, especialmente pelos que foram trabalhar no agro. Vamos nos reerguer mais fortes e melhores, com muito crescimento”, finalizou.

 Gedeão Pereira é eleito Vice-Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA)

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito por unanimidade, na terça (7), para mais um mandato à frente da entidade no quadriênio 2025-2029. João Martins obteve o voto de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária em uma votação que ocorreu na sede da CNA, em Brasília. Também foram eleitos

Patrimônio em Jogo transforma história de Livramento em aprendizado divertido

Aprender sobre a história de Sant’Ana do Livramento de forma lúdica e interativa é o objetivo do projeto “Patrimônio em Jogo”, que convida crianças e adolescentes a redescobrirem a cidade por meio de um tabuleiro cheio de desafios, curiosidades e aprendizados.

Domingos Velho Lopes assume presidência da Farsul em janeiro 2026

A nova direção da Farsul foi escolhida no dia 2 de outubro, em disputa com chapa única, na Sede da Entidade. Domingos Velho Lopes assume como o novo Presidente, com início do mandato em 1º de janeiro de 2026. Dos 134 sindicatos aptos a votar, 123 participaram da eleição presencial, a 44ª da história da Farsul, que completará 100 anos