qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Comissão Especial de Desenvolvimento se reúne na Expointer. “Agro terá foco especial”, explica Lorenzoni

A Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico e Crescimento Sustentável da Assembleia Legislativa RS se reúne nesta segunda-feira (26), às 15h, na Casa da Assembleia do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, para uma reunião técnica de trabalho.

Os integrantes da Comissão, que é presidida pelo deputado Guilherme Pasin e tem na relatoria o deputado Rodrigo Lorenzoni, vão receber diretores dos bancos de fomento do RS, Banrisul, Badesul e BRDE, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e integrantes do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo e da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Estado.

Para Rodrigo, a escolha por começar os trabalhos da comissão na Expointer “é significativa, pois nosso trabalho também terá um foco muito especial para o agronegócio do Rio Grande do Sul. Vamos nos somar ao movimento SOS Agro, encontrar caminhos para o restabelecimento, no menor espaço de tempo, do setor primário gaúcho e, ouvindo os produtores e empreendedores, apresentar soluções legislativas para o setor, que possam tornar nosso agro mais competitivo no cenário nacional e internacional”.

Na sequência dessa reunião na Expointer, a Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico vai ouvir as federações – Federasul, Farsul, Fecomércio, entre outras – e realizar audiências públicas.

Foto (Arquivo) Rodrigo Savedra

Roda de capoeira em conjunto com a APAE marca os 202 anos de Livramento

Nesta terça-feira (29), a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou uma roda de capoeira especial em comemoração aos 202 anos de Sant’Ana do Livramento. O evento aconteceu em clima de alegria, respeito e inclusão, reunindo alunos da APAE, capoeiristas e comunidade em geral. A

Sensibilização é o primeiro passo na caminhada da IG do Queijo Colonial da Serra Gaúcha

Com o objetivo de sensibilizar e discutir sobre os potenciais de desenvolvimento de uma Indicação Geográfica (IG) para o Queijo Colonial da Serra Gaúcha, para valorizar ainda mais o patrimônio alimentar deste território, foi realizado um seminário, nesta terça-feira (29/07), em Carlos Barbosa. A IG é uma ferramenta de desenvolvimento do território. Atualmente, o Brasil possui 139 IGs, sendo 16