qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

TCE-RS, TCU e Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do RS rea-lizam encontro para tratar de ações conjuntas

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, rece-beu, nesta segunda-feira (19), em audiência os ministros da Secretaria Extraordi-nária para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e do Tribunal de Contas da União, Vital do Rego Filho, vice-presidente daquela Corte. O ministro Vital do Rego é um dos responsáveis, no TCU, pela fiscalização dos recursos que serão utilizados no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o conselheiro Cezar Miola, que é o relator das Contas do Governador em 2024, representou o presidente do TCE-RS, Marco Peixoto.

De acordo com o conselheiro Cezar Miola, os órgãos de controle do Estado e da União mantêm um acordo de cooperação que permite estreitar ainda mais as re-lações e o compartilhamento de informações, visando a assegurar a máxima efe-tividade do controle das verbas públicas aplicadas na recuperação das áreas atingidas. Com isso, também se evitam a sobreposição e a repetição de esforços. “Há situações que perpassam a atuação de um e de outro órgão de controle, en-tão é muito importante que tenhamos esse diálogo, em defesa da transparência, da moralidade e da eficiência.”

Vital do Rego destacou que há aproximadamente 200 técnicos do TCU dedicados a acompanhar, fiscalizar e orientar sobre a aplicação dos recursos federais destinados ao Estado. “O nosso desejo é compartilhar com o TCE-RS nossa missão de controle externo. A situação do RS exige um tratamento diferenciado e agilidade para dar o suporte necessário à população. A urgência da crise climática nos obriga a isso.”

O ministro Paulo Pimenta reforçou a necessidade de uma atuação conjunta. “É preciso que haja um sistema ágil, eficiente e desburocratizado, com o objetivo de criar um ambiente de parceria para o trabalho. Entendemos que essa parceria com os Tribunais de Contas da União e do Estado dá segurança também para a tomada de decisões dos gestores públicos”, afirmou.

Após as enchentes que afetaram o Estado, o TCE-RS criou uma força-tarefa para auxiliar os municípios e lançou uma cartilha de orientação para guiar as tomadas de decisões.

Também participaram da audiência o chefe de Gabinete da Presidência do tribu-nal, Carlos Alberto Machado Wulff, a diretora-geral, Ana Lúcia Pereira, representando a Direção de Controle e Fiscalização, Julia Klein, e a assessora da Presidência do TCE, Giovana Villanova Maciel.

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de