qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lançado Tá na Mão Empresas para abertura de empresas pelo whatsapp

A partir desta terça-feira (20/8), o empreendedor já pode abrir a própria empresa na palma da mão no Rio Grande do Sul. Esta é facilidade está no Tá na Mão Empresas, serviço lançado oficialmente para disponibilizar a abertura de empreendimentos pelo whatsapp em poucos minutos, de maneira automatizada.

Essa é uma iniciativa da Junta Comercial do RS (Jucirs), vinculada á Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), e do programa DescomplicaRS, e teve sua apresentação nesta terça-feira (20/8), durante o ato que retomou o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), que será coordenado Sedec.

Ao acessar o aplicativo whatsapp, o empreendedor preenche os dados solicitados e, caso atenda aos requisitos do Tudo Fácil Empresas, já terá sua empresa registada na Junta Comercial do RS, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição estadual e municipal, licenciamento (ou sua dispensa) e alvará de funcionamento. Todo o serviço é feito de forma gratuito e de forma segura.

O secretário Ernani Polo elogiou a inciativa, ressaltando que ela auxilia na manutenção de um ambiente de negócios moderno e acolhedor. “Estamos facilitando para que as pessoas formalizem seus negócios e possam acessar todas os incentivos que isso acarreta. O uso de uma tecnologia que já faz parte do dia a dia, com o whatsapp, mostra como o Estado está trabalhando para criar um ambiente propício para mais pessoas empreendam e com menos burocracia”, disse Polo.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback, falou sobre o serviço. “O Tá na Mão Empresas é uma forma segura, ágil e sem nenhuma burocracia de abertura de empresas. Esta é mais uma entrega do Estado para facilitar a vida de quem quer empreender e para melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul”, explicou Lauren.

O Tá na Mão Empresas pode ser acessado pelo número (51) 981370160

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con