qua, 18 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Iniciativa local promove conscientização sobre coleta de dejetos nas ruas de Sant’Ana do Livramento

Coleta responsável de dejetos caninos na região central da cidade
Foto: A Plateia

Os moradores da Avenida João Goulart, próximo ao prédio da Polícia Rodoviária Federal, em Sant’Ana do Livramento, enfrentam um problema persistente com as fezes de cães acumuladas nas vias públicas e nas calçadas. Essa situação prejudica não apenas a aparência visual da região, mas também a saúde pública e o bem-estar de todos.

Um empresário local, que preferiu permanecer anônimo, teve uma atitude proativa diante dessa situação. Ele colocou um suporte com sacolas plásticas e um aviso de conscientização para os tutores de animais de estimação que passaram pelo local. A ideia é fomentar a limpeza das ruas e a coleta responsável dos tutores dos cães.

Para que os donos possam juntar as fezes de seus animais durante os passeios, o suporte, que é fixado em um poste de sinalização, contém sacolas plásticas. O aviso está escrito em letras destacadas: “JUNTE O COCÔ DO SEU CACHORRO, OBRIGADO!” Essa mensagem simples, mas eficaz, ajuda a lembrar a todos o quanto é importante preservar o espaço público.

A Lei 6.748/2014, proposta pelo vereador Galo Del Fabro do PL, visa tornar o recolhimento de dejetos de animais de pequeno e médio porte prorrogados ou acompanhados em locais públicos obrigatórios de Sant’Ana do Livramento. O objetivo principal é aumentar a educação ambiental e sanitária, educando os proprietários de animais a coletar os dejetos fecais de seus cães ou gatos em locais públicos.

Uma das principais causas de enchentes e alagamentos em áreas urbanas é o descarte inadequado de lixo. A maioria dos entupimentos nos bueiros ocorrem quando o escoamento da água da chuva é bloqueado por resíduos sólidos diversos.

O lixo acumulado nas ruas também contamina o ar, os lençóis freáticos e o solo. Isso prejudica a saúde das pessoas que vivem nas proximidades.

Outro ponto importante é a desvalorização imobiliária da localidade, tendo em vista que lugares sujos e com lixos acumulados faz com que esses lugares se tornem menos atrativos.

Para manter cidade limpa e saudável, a conscientização e a gestão adequada dos resíduos são essenciais. Ao começar pela coleta responsável dos dejetos dos animais de estimação, a própria comunidade pode e deve ajudar a tornar a cidade mais agradável e segura, preservando a qualidade de vida de todos e cuidar do espaço público.

 

Aplicativo SmartBus começa a operar em Livramento

Tecnologia permite que o usuário acompanhe pelo smartphone horários e itinerários dos ônibus. Seja para trabalhar pela manhã, ou ir à escola, centenas de santanenses utilizam o transporte coletivo diariamente no município.

Kilos de droga, armas, municiones y menor detenido en Rivera

En la jornada de este miércoles 18 de setiembre una nueva acción policial llevada a cabo en la ciudad de Rivera, arrojó resultado positivo. En esta ocasión tras un trabajo de inteligencia llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera, se llevó a cabo un allanamiento en la zona de barrio Cerro

Presidente do TCE-RS é convidado para palestrar no seminário da União Parlamentar do Mercosul

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, que também preside Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), nesta terça-feira (17), recebeu o convite para palestrar no Seminário Internacional da União Parlamentar do Mercosul, que será realizado em Uruguaina, nos dias 7 e 8 de novembro. O convite foi entregue pelo diretor de